As PMEs (Pequenas e Médias Empresas) possuem um grande papel na economia do país. Atualmente são mais de 9 milhões de PMEs que representam 27% do PIB do Brasil, de acordo com o Sebrae.

No entanto, quem é empreendedor conhece de perto os grandes desafios que cercam um negócio. 

Por isso, preparamos este conteúdo com os principais desafios das PMEs e como a computação em nuvem ajuda a vencê-los.

PME: principais desafios e como a nuvem ajuda a vencê-los

Apesar da representatividade significativa no mercado brasileiro, e da importância para a economia, as PMEs possuem uma série de desafios – que muitas vezes, as impedem de crescer. 

Dito isso, conheça quais são os principais desafios que as PMEs enfrentam e como a computação em nuvem pode ajudar:

Falta de planejamento

Não é porque trata-se de uma PME que não se deve ter planejamento, porém, esse é um grande desafio enfrentado pelas empresas. Para um negócio crescer, é preciso saber onde se quer chegar – e para que isso aconteça, metas e objetivos devem ser traçados estrategicamente. 

Nesse sentido, a computação em nuvem é um fator estratégico para o negócio, já que ela oferece elasticidade de seus recursos. Isso significa que os serviços na nuvem podem ser redimensionados conforme a necessidade do negócio.

Com a elasticidade da nuvem, a empresa pode planejar seu uso conforme sua demanda. Ou seja, no nascimento do negócio a infraestrutura da nuvem pode não precisar ser tão robusta, mas você sabe que sua empresa irá crescer e precisar de novos recursos, e a nuvem consegue lhe oferecer isso prontamente. 

Sendo assim, é fundamental que sua empresa conte com a computação em nuvem, justamente por ela estar pronta para acompanhar o crescimento de sua empresa.

Pessoal capacitado

Sem sombra de dúvidas, esse é um desafio sentido por todas as empresas. Mas a falta de pessoal capacitado, gera um impacto grande e bastante negativo nas PMEs.

Infelizmente, uma das áreas que mais tem sentido pela falta de mão de obra qualificada é o departamento de TI das PMEs. E tipicamente, muitas dessas pequenas e médias ainda não comportam um time de TI.

A falta de um pessoal capacitado em TI, impede que as empresas aproveitem as novas tecnologias para impulsionarem seus negócios, como a computação em nuvem.

Por isso, uma das soluções que a CentralServer oferece, é o desenvolvimento da infraestrutura da empresa na nuvem. E não somente isso, também oferecemos o serviço de gerenciamento da nuvem, garantindo que seus recursos sejam aproveitados ao máximo dentro do planejamento financeiro proposto pela empresa.

O principal objetivo dessas soluções oferecidas pela CentralServer, é garantir que nenhuma empresa seja impedida de usar a computação em nuvem para crescer!

Gestão financeira

Entender onde e quando os recursos financeiros da empresa deverão ser utilizados é fundamental. Mas sempre é um grande desafio para as empresas realizar o planejamento financeiro.

Como dito, o uso de recursos tecnológicos impulsionam o crescimento das empresas, no entanto, sabe-se que isso demanda investimento financeiro. O grande erro aqui é quando os empresários não monitoram os gastos com tecnologia.

Muitas PMEs que já usam a computação em nuvem, não entendem porque os custos na nuvem só sobem e geram surpresas no fim do mês, quando em suas pesquisas as promessas eram de que a computação em nuvem ajudava a reduzir custos.

Isso acontece pela falta de gerenciamento da nuvem, e aqui na CentralServer nos deparamos com frequência com clientes que vêm até nós com dificuldade para controlar gastos crescentes com a nuvem. 

Aliás, temos esse conteúdo muito útil sobre como reduzir a conta da computação em nuvem.

Profissionais especializados em cloud ajudam as empresas a encontrarem maneiras de gastar menos com os mesmos recursos e obter resultados que agregam valor para o negócio, e nós contamos com um time altamente capacitado e qualificado para isso.

Os desafios não devem impedir sua empresa de crescer

Os desafios que apresentamos aqui são os mais sentidos pelas PMEs e impactam diretamente no crescimento do negócio. Por isso, é importante contar com parceiros especializados para ajudar você a vencê-los.

Avance com o seu projeto de uso da nuvem com um parceiro de confiança.

Fale com um Especialista em Cloud.

Posts Similares