Embora muitas pequenas e médias empresas ainda dependam de servidores internos, elas também estão migrando rapidamente para a nuvem.

Estamos em um momento de transição: como mostrou o mais recente relatório anual State of the Cloud da Flexera, 53% das pequenas e médias empresas (PMEs) — aquelas com 1.000 funcionários ou menos — gastam mais de US$ 1,2 milhão anualmente na nuvem.

Isso é um salto de 38% comparado ao que fizeram apenas dois anos atrás.

A Flexera prevê que, no próximo ano, 63% das aplicações das PMEs e 62% dos dados das PMEs residirão em uma nuvem pública. Isso é um aumento significativo.

O que impulsionou a mudança?

Um dos motivos foi a pandemia do COVID-19. Como a pandemia manteve os funcionários de TI fora do escritório e dos data centers, 66% dos entrevistados disseram que o uso da nuvem acabou sendo maior do que o planejado inicialmente.

E para quais provedores de cloud estão indo as PMEs?

A Amazon Web Services (AWS) continua líder, mas a concorrência está apertando. De fato, sua participação de mercado diminuiu. Por exemplo, em 2021, 53% das PMEs estavam na AWS. Este ano, até o momento, são apenas 31%.

Já a Microsoft Azure avançou. Em algumas áreas, está até superando a AWS. E o Google Cloud Platform está em terceiro lugar e ganhando espaço.

Inclusive, olhando para o futuro, 31% das PMEs demonstraram o maior interesse no Google Cloud Platform. 

Vale destacar que poucas empresas usam apenas um serviço de nuvem, menos de 11%. A grande maioria, 89%, conta com dois ou mais, ou seja, usa o multi-cloud

Por exemplo, muitas empresas tendem a escolher uma nuvem para armazenamento de arquivos, como Dropbox; outra para software como serviço (SaaS), como Google Workspace ou Microsoft 365; e ainda outra para rodar as aplicações da própria empresa. Esse último segmento é onde você encontrará AWS, Azure e as demais nuvens públicas.

Gerenciar internamente ou terceirizar?

Muitas PMEs tentam criar um centro de excelência em nuvem interno para centralizar o conhecimento e reduzir custos e riscos. 64% delas implantaram iniciativas neste sentido, contudo, os resultados estão longe do ideal.

Isso porque, a motivação inicial de preparar a equipe de TI para administrar a nuvem cai por terra quando a empresa percebe a carência de profissionais no mercado. Simplesmente não há especialistas em nuvem suficientes para todos.

Por isso, o recomendável é que a empresa conte com o apoio de um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) para gerenciar o uso da nuvem.

Muitas PMEs migraram para a nuvem para economizar dinheiro. Agora que fizeram esse movimento, descobriram que perder dinheiro é muito fácil, a menos que fiquem atentas ao fluxo de despesas na nuvem.

Junte todos esses fatores e é fácil ver porquê 57% de todas as organizações terceirizam pelo menos algum trabalho de nuvem pública. De fato, 26% contratam Provedores de Serviços Gerenciados (MSPs) para a maior parte de seu uso de nuvem.

Embora especializar a equipe interna possa parecer inicialmente atrativo, um especialista em nuvem custa caro. Portanto, para muitas SMBs, o mais indicado é contratar um MSP.

Queira ou não, a nuvem é o futuro, e você precisará de toda a ajuda possível para fazê-la funcionar para você.

Equipe CentralServer

Posts Similares