A decisão de migrar servidores ou sistemas do data center para a nuvem é complexa e requer consideração cuidadosa dos benefícios e riscos potenciais. Em geral, os benefícios da migração para a nuvem são maior flexibilidade, escalabilidade e economia de custos. 

Ao mesmo tempo, porém, também existem alguns riscos potenciais dos quais as organizações precisam estar cientes e tomar medidas para mitigá-los.

Benefícios de migrar o data center para a nuvem

Conheça os principais benefícios que sua empresa terá a disposição ao migrar servidores e aplicações de um data center interno para a nuvem:

Mais flexibilidade

Um dos principais benefícios da migração para a nuvem é o aumento da flexibilidade. Em um data center tradicional, as organizações são limitadas pela quantidade de espaço físico e capacidade de computação disponíveis para elas. 

Essa limitação dificulta a adaptação da infraestrutura de TI para atender às constantes mudanças dos negócios. Enquanto a nuvem permite o acesso fácil a recursos computacionais, que podem ser contratados de acordo com a demanda. 

É por isso que a maior flexibilidade disponível na nuvem ajuda as organizações a responder mais rapidamente às necessidades de negócios.

Maior escalabilidade

Outro benefício importante da migração para a nuvem é a escalabilidade aprimorada. Isso porque um data center tradicional não permite o aumento ou redução de recursos computacionais de forma rápida e fácil, algo corriqueiro nos serviços em nuvem. 

Essa escalabilidade aprimorada permite que as aplicações se adaptem automaticamente às sazonalidades de tráfego e picos de acesso, evitando indisponibilidades (downtime) e melhorando a experiência dos usuários.

Economia de custos

Um terceiro benefício da migração para a nuvem é a economia de custos, quando comparamos com um data center tradicional em que a empresa é responsável ​​por manter e gerenciar sua própria infraestrutura física, incluindo servidores, armazenamento, rede, conectividade e energia. Esse costuma ser um processo caro e custoso, principalmente para as pequenas e médias empresas (PMEs). 

Do outro lado está a nuvem, que permite que as organizações transfiram grande parte desse trabalho para um provedor terceirizado, o que irá ajudá-las a economizar dinheiro em custos de hardware, software e mão de obra. Além disso, o modelo de pagamento conforme o uso, oferecido por muitos serviços em nuvem, ajuda as organizações a economizar dinheiro, pagando apenas os recursos de que precisam e quando precisam.

Quer economizar na computação da nuvem?

Conheça os KVM Servers.

Riscos o data center para a nuvem

Apesar dos muitos benefícios da migração para a nuvem, também existem alguns riscos potenciais que as organizações precisam conhecer e tomar medidas para mitigá-los:

Segurança

A segurança é um dos principais riscos, porque em um data center tradicional, as organizações são responsáveis ​​por proteger sua própria infraestrutura e têm controle total sobre o acesso aos seus dados. 

Em contrapartida, ao migrar para a nuvem, as organizações atuam em conjunto com um provedor terceirizado para proteger seus dados e garantir que sejam acessados ​​apenas por usuários autorizados. Embora a maioria dos provedores de nuvem tenham ferramentas de segurança robustas, faz-se necessário configurá-las corretamente para evitar o risco de que os dados possam ser acessados ​​por indivíduos não autorizados.

Dependência do fornecedor

Outro risco potencial da migração para a nuvem é a dependência do fornecedor, que acontece quando as organizações migram seus aplicativos para a nuvem fazendo uso intensivo de serviços exclusivos de um provedor específico. 

Essa dependência pode tornar difícil e caro mudar para um provedor diferente no futuro, se a organização decidir por este caminho. Como resultado, a empresa pode deixar de aproveitar serviços novos ou melhores que possam ser disponibilizados por outros provedores.

Avalie os os riscos e benefícios antes de migrar para nuvem

Em resumo, a decisão de migrar aplicativos de um data center para a nuvem requer a análise de vários fatores. Embora a nuvem ofereça maior flexibilidade, escalabilidade e economia de custos, também existem alguns riscos potenciais, incluindo segurança e amarração com o fornecedor. 

As organizações que consideram a migração para a nuvem devem avaliar cuidadosamente suas necessidades e requisitos específicos, contando com o conhecimento da equipe de TI interna ou de um parceiro especializado.

Posts Similares