Um dos principais motivos que levam as empresas a buscarem a computação em nuvem é a redução de custos. 

E realmente, quando usada corretamente, a nuvem pode ser uma aliada na redução de custos, sim. Mas veja bem, nós estamos dizendo que a nuvem PODE reduzir os custos da sua empresa.

Infelizmente, o cenário ideal para que ocorra esta otimização de custos, acontece para poucas empresas. Isso porque a falta de informação, escolha da infraestrutura, profissionais capacitados e parceiros qualificados, afetam diretamente essa questão.

Por isso, vamos te mostrar 5 acertos que fazem uma empresa economizar dinheiro com a nuvem.

5 acertos que fazem sua empresa economizar dinheiro com a nuvem.

1. Fazer o planejamento adequado

Já dizia o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”, e com a nuvem essa frase nunca fez tanto sentido. 
Realizar a migração às pressas pode levar a uma série de problemas que vão custar caro. Aqui, na CentralServer, recebemos novos clientes diariamente que perderam dinheiro em situações como:

Com o know-how que adquirimos ao longo de vários anos com a computação em nuvem, podemos afirmar que: o sucesso na nuvem depende de planejamento!

Um bom plano de uso da nuvem começa com um mapeamento dos recursos de TI. Em seguida, deve-se analisar o nível de utilização desses recursos, sua real necessidade e o dimensionamento mais indicado. Por fim, deve-se analisar a demanda dos sistemas e as rotinas operacionais.

2. Ter um plano de BC/DR

Acidentes acontecem, e todas as empresas estão sujeitas a passarem por alguma situação que pode levar a perda de dados. 

Agora, se sua empresa não tem um plano de recuperação de desastres a situação vai ficar muito complicada quando uma falha grave ocorrer. Já parou para pensar na quantidade de horas de trabalho dedicadas para recuperar tudo o que foi perdido? Sem falar que, muitos dados nunca serão recuperados. 

Por isso, investir em um bom plano de BC/DR ajuda a empresa a não perder dinheiro com o que poderia ser evitado.

3. Preparar adequadamente a equipe de TI

Uma equipe sem preparo para lidar com a nuvem pode causar prejuízos financeiros por gastos desnecessários, além de trazer riscos de segurança às operações. 

A evolução da computação em nuvem está ocorrendo na “velocidade da luz” e, infelizmente, os profissionais de TI não estão conseguindo acompanhar esses avanços na mesma velocidade para atender a demanda que a nuvem tem gerado. 

Um exemplo disso, são as oportunidades de economia decorrentes da reserva de recursos (reserved instances, savings plans, etc.). Outro item que pode gerar economia operacional é o uso de bancos de dados como serviços ao invés de baseados em servidores. Por fim, ter a capacidade de analisar regularmente a conta da computação em nuvem para identificar despesas desnecessárias é uma atividade fundamental.

Então, você precisa adequar o perfil do seu time. Se sua empresa não comporta a formação de especialistas em nuvem, nós temos  soluções que vão te ajudar.

4. Definir um SLA

Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, é um acordo firmado internamente ou entre a empresa e o fornecedor de serviços em nuvem. 

Neste acordo, são definidas as responsabilidades, garantias de desempenho, compromissos, escalabilidade e outros pontos referentes às necessidades e interesse da empresa.

O SLA vai garantir previsibilidade de desempenho e, por consequência, de custos relacionados ao uso da nuvem. 

5. Invistir em segurança

Não é porque a empresa está na nuvem, que não precisa mais investir em segurança.

Mesmo a nuvem oferecendo uma segurança exemplar, como qualquer outro serviço na internet, ela também está sujeita a ataques.

Sendo assim, é importante ter um planejamento de segurança para evitar que dados sejam perdidos ou violados. Isto evita que a empresa perca dinheiro com penalidades legais por descumprimento da LGPD,  e também com impactos negativos à reputação. 

Acredite, a nuvem foi feita para sua empresa economizar dinheiro.

A computação em nuvem, quando usada de forma estratégica, faz sua empresa economizar, ganhar agilidade e crescer. É a CentralServer é o melhor parceiro para acompanhar a sua jornada de sucesso!

Busca a melhor infraestrutura para rodar sistemas na nuvem?

Conheça os KVM Servers.

Posts Similares