Apesar da computação em nuvem já ser uma realidade para organizações, muitos gestores ainda possuem crenças negativas sobre a ela. É comum ouvirmos que a nuvem não é segura ou que o processo de migração é complexo e não vale a pena.

Porém, estes mitos em torno da nuvem são coisas do passado. Hoje sabemos que cloud é um ambiente seguro e que o processo de migração, quando feito com um parceiro qualificado, é facilitado.

Na verdade, o grande desafio da computação em nuvem atualmente é a falta de mão de obra qualificada.

E por que faltam profissionais qualificados para a computação em nuvem?

De acordo com um estudo da Softex, o déficit de profissionais para atender à demanda de serviços de TI atualmente é de 408 mil postos de trabalho.

Além disso, a nuvem tem uma evolução muito rápida, fazendo com que os profissionais de TI não consigam acompanhar as mudanças.

Existe uma necessidade urgente de formação de profissionais de TI para atuar nas empresas. E este cenário é agravado ainda mais pela demanda de mão de obra vinda de outros países, agora que o home office derrubou as barreiras do trabalho internacional.

Quais os impactos da falta de mão de obra qualificada para a computação em nuvem?

Existe a previsão de mais de R$340 bilhões de investimento por ano até 2024 no setor de tecnologia. Mas esse valor só irá se materializar, caso existam profissionais para desempenhar as funções e entregar resultados.

Por isso, a falta de mão de obra qualificada em cloud computing pode resultar em impacto nos investimentos, no desenvolvimento e no crescimento de empresas. 

Outro grande impacto que as empresas vão observar é a maior rotatividade de profissionais de TI, com dificuldade de retenção de talentos e, consequentemente, aumento da inflação dos salários.

O que as empresas têm feito para acessar mão de obra qualificada em TI?

Para lidar com este cenário desafiador, grandes empresas têm investido na formação de profissionais de TI, subsidiando treinamentos e certificações técnicas. Já as pequenas e médias empresas, que têm um orçamento mais apertado, tendem a terceirizar este tipo de atividade, trabalhando com um parceiro especializado.

O que fazer se sua empresa não possui um time de TI qualificado para a computação em nuvem?

De fato, a falta de mão de obra qualificada pode impedir que a sua empresa esteja na nuvem!

É por isso que a CentralServer fornece soluções de cloud para que você extraia o melhor da nuvem, mesmo quando a sua TI não tem todas as qualificações necessárias. 

Isso porque nosso time é formado por Especialistas no assunto, que avaliam a necessidade do seu negócio, desenvolvem e implementam o projeto ideal, e ainda apoiam o gerenciamento da sua nuvem.

Ou seja, sua empresa pode ficar à frente da concorrência com as soluções em nuvem da CentralServer.

Busca um parceiro para extrair o melhor da nuvem?

Fale com um Especialista.

Posts Similares