Não é novidade que a tecnologia avança rapidamente a cada dia, certo? Mas na sua empresa, isso tem sido considerado como um fator estratégico de negócios?

Independente da área de atuação, considerar os avanços tecnológicos como um plano de crescimento, é fundamental para que a empresa apresente melhores resultados. E uma das estratégias fundamentais está em migrar a estrutura física de data center da organização para a computação em nuvem

A computação em nuvem não é apenas a realidade de empresas de grande porte, afinal, não é de hoje que as de pequeno e médio porte estão investindo em sistemas de TI de alta qualidade para que consigam atender da melhor forma a demanda de seus clientes e equipe operacional. 

Antes de falar sobre como a computação em nuvem pode ser um aliado estratégico para o crescimento do seu negócio, é importante trazermos aqui o conceito e as aplicações.

O QUE É E COMO FUNCIONA A COMPUTAÇÃO EM NUVEM

A computação em nuvem carrega consigo inúmeros benefícios que vão desde a redução de custos, até o melhor aproveitamento do espaço físico da organização – isso porque os servidores são hospedados na nuvem!

Trazendo isso de forma mais clara, a computação em nuvem substitui a necessidade da empresa:

– Investir na compra de servidores físicos;
– Dedicar tempo e mão de obra para configurar redes;
– Destinar espaços físicos adequados para a estrutura;
– Se preocupar com os riscos em manter todos os sistemas e dados em servidores no mesmo ambiente.

Desta forma, a computação em nuvem trata-se de um ambiente virtual que possui acesso e funcionamento em tempo real, e que a empresa aluga para desfrutar de uma infraestrutura completa para o uso de espaço para armazenamento, uso de softwares e tantos outros serviços 100% on-line.
Cada empresa possui uma necessidade específica de cloud computing (computação em nuvem) e é por isso que nós da CentralServer contamos com um time de especialistas pronto para ajudar as organizações com seus projetos.

E se você precisa de ajuda para iniciar a migração para a computação em nuvem, é só clicar aqui para conversar com um de nossos Especialistas.

COMO A COMPUTAÇÃO EM NUVEM PODE AJUDAR SUA EMPRESA CRESCER

A computação em nuvem é o recurso que irá fazer sua empresa jogar a favor da produtividade e aproveitamento máximo de seus recursos. 

Para Phil Garland, Rob Gittings e Mike Pearl – respeitados especialistas em TI nos Estados Unidos – a computação em nuvem permite que as empresas dediquem tempo para o seu crescimento e inovação, deixando de lado as já conhecidas restrições de TI como limitação de recursos, manutenção de consumo e incompatibilidade de sistema.

Sendo assim, seguem 6 motivos para sua empresa migrar para a nuvem:

1 – Previsibilidade de custos

Sua empresa terá um custo fixo e conhecido por mês ao contratar um provedor de computação em nuvem. 

Não haverá desperdícios com compras de equipamentos desnecessários e, além disso, caso haja a necessidade de contratação de mais serviços para a nuvem, eles serão cobrados somente com a devida aprovação do responsável. 

Consequentemente, haverá a redução nos gastos da empresa.

2 – Elasticidade

Em uma demanda específica, a empresa acaba fazendo grandes investimentos em computadores e sistemas que, quando do encerramento do contrato, acabam ficando parados à espera de um novo cliente com a mesma necessidade.

Já em outros casos, a empresa acaba perdendo importantes negócios por não ter capital necessário para o projeto. 

E aí vem a computação em nuvem para mudar este cenário, uma vez que, com ela o gestor pode redimensionar a estrutura para mais ou menos serviços de acordo com a demanda, observando a necessidade de cada situação.

3 – Acessibilidade

Este é outro grande benefício para a organização, já que o acesso à nuvem pode ser feito de qualquer lugar do mundo!

E para isso, basta ter conexão com a internet e acesso aos dados de login e senha.

4 – Backup

A computação em nuvem permite realizar o backup de forma ainda mais fácil e prática, já que todos os arquivos podem ser sincronizados diretamente com a nuvem de modo automático.

Então, se algum incidente ocorrer com o desktop – por exemplo – todos os dados e informações estarão em segurança e disponíveis para restauração na nuvem.

Você pode saber mais em nosso Guia do Backup.

5 – Suporte

Com a computação em nuvem, os serviços ficam disponíveis 24 horas por dia. E se, por ventura, algum servidor apresentar falhas, todos os serviços são migrados para outro equipamento.

6 – Segurança

Além de questões citadas nos tópicos anteriores como as ferramentas de backup e redes auxiliares em casos de queda do servidor, o fato de os dados não estarem fisicamente armazenados na empresa já eleva muito o grau de segurança.

A nuvem também conta com diversos softwares de criptografia, que complementam as rotinas de proteção.

A computação em nuvem é a nova realidade

A utilização deste tipo de arquitetura ajuda empresas a crescerem de forma exponencial, tendo em vista a facilidade de acesso aos recursos que antes estavam no alcance apenas de grandes organizações. 

Hoje a realidade é que, independente do tamanho, qualquer empresa pode ter acesso à computação em nuvem e aos benefícios que ela oferece. 

A computação em nuvem é para todos os negócios e a CentralServer está aqui para ajudar no crescimento da sua empresa!

Entre em contato conosco e um de nossos Especialistas estará pronto para ajudar em seu projeto. 

Seu negócio na nuvem. Simples assim.

Posts Similares