O growth hacking é um combinado de estratégias que tem como objetivo principal o crescimento das empresas. A grande diferença com relação a outras estratégias, é que o growth hacking é voltado, principalmente, para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) e Startups.

Apesar do termo “hacker” ter tido um destaque ruim desde o fim dos anos 90, o significado atrelado ao hacking vai além dos ciberataques. Aqui ele é usado no contexto de se aproveitar os recursos disponíveis para torná-los melhores

Marketing, criatividade e tecnologia são os pilares que compõem o growth hacking, e aproveitam tudo o que a empresa tem de melhor para ajudá-la a crescer.

Por isso, preparamos um conteúdo especial com 5 estratégias de growth hacking para sua empresa, e te mostramos como a computação em nuvem tem papel fundamental nesse processo!

Como o Growth Hacking aliado à computação em nuvem ajuda sua empresa crescer

O growth hacking ganha destaque nas PMEs justamente pelo orçamento apertado que elas têm para investir em estratégias de crescimento. Assim, o uso de ferramentas com custo acessível e recursos tecnológicos são aproveitados ao máximo para fazer a empresa crescer.

Segundo Sean Ellis, criador do termo em questão e autor do livro de referência sobre o tema, o growth hacking é orientado para encontrar oportunidades (hacks) para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.”

E é justamente por conta desta proposta que a computação em nuvem se torna um grande aliado.  Com a tecnologia baseada na nuvem, a PME tem a sua disposição benefícios como:

– Segurança;
– Otimização de investimentos;
– Flexibilidade e escalabilidade;
Backup e plano de recuperação de desastres;
– E outras vantagens que você pode conhecer clicando aqui.

A nuvem atende muito bem à proposta do growth hacking quando analisamos os pontos listados acima, mas também quando entendemos que a PME pode ter acesso à uma infraestrutura completa de TI, sem precisar investir em um data center próprio.

6 estratégias de growth hacking para sua empresa PME crescer

As ações utilizadas no growth hacking não são novidades, mas quando são utilizadas em conjunto, entregam resultados positivos para a empresa. Assim, o método usado é baseado na experimentação, mantendo o que deu certo, descartando o que não funcionou e buscando o que pode ser implantado.

E para ajudar a sua empresa crescer, preparamos 5 estratégias de growth hacking para você aplicar no seu negócio:

1. Prepare sua estrutura

O ambiente na nuvem deve estar preparado para que seu time possa aproveitar a criatividade e a experimentação. Por isso, é importante identificar qual o melhor tipo de nuvem para a empresa e a infraestrutura necessária para atender essa necessidade.

Além disso, é preciso que a infraestrutura esteja preparada para lidar com o crescimento da empresa (por isso a flexibilidade da nuvem é tão importante).

No entanto, sabemos que nem sempre as PMEs têm um time de TI preparado para criar um ambiente baseado na nuvem. Por isso, a CentralServer oferece soluções que vão desde a criação da infraestrutura – entendendo as necessidades da empresa – até o gerenciamento da nuvem

Não se esqueça, apesar de ser muito eficiente, o growth hacking precisa de uma estrutura para ser colocado em prática.

2. Faça experimentos

O growth hacking visa descobrir a verdade sobre como nosso produto cresce e o que impulsiona os comportamentos de nossos usuários. Os experimentos são sua ferramenta para descobrir essa verdade. 

Portanto, não tenha medo de errar. É através de tentativa e erro que as melhores alternativas, e iniciativas, irão surgir. 

3. Seja rápido

De nada adianta realizar uma série de testes e não aplicá-los de forma prática à realidade da empresa. Por isso, tenha agilidade para tomar decisões.

Inclusive, agilidade é uma das características da nuvem que é muito favorável ao growth hacking. Isso porque a nuvem permite que serviços de tecnologia sejam implantados em questão de minutos, por exemplo.

4. Mapeie a experiência do consumidor

Conhecer a jornada de compra do consumidor é essencial para saber o que os atrai e o que os afasta – principalmente no e-commerce. 

O fim do ano é um momento importante para o varejo, mas também gera movimentações significativas em determinados ramos de empresas B2B. Ter um ambiente seguro e ágil para monitorar o comportamento do consumidor, permite que ações para reter clientes sejam tomadas. 

Por isso, a agilidade e segurança da nuvem são fundamentais neste ponto.

5. Entenda as motivações do cliente

Para fazer o seu produto ou serviço crescer, você precisa ir além de apenas mapear a dor ou o problema que ele resolve. É preciso entender as motivações ocultas e os gatilhos comportamentais dos seus clientes.

Identifique as diferentes emoções, motivações, atritos e objeções de forma estrutura estruturada e analítica.

6. Conte com parceiros qualificados

É primordial que sua empresa conte com parceiros qualificados nesse processo, garantindo que seu dinheiro seja bem investido e o growth hacking seja eficiente.

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