Fruto da 4ª Revolução Industrial, as fintechs chegaram e mudaram a forma dos clientes se relacionarem com serviços financeiros. Agora, com apenas um clique, pode-se contratar um serviço bancário ou aumentar o limite do cartão de crédito, por exemplo. 

Ganhando força no período da pandemia, as fintechs são startups que revolucionaram os serviços financeiros tendo a tecnologia como seu alicerce. No entanto, não se resumem apenas a bancos digitais e oferecem tantos outros serviços, como:

– Fintechs de pagamento;
– Fintechs de empréstimo ou crédito;
– Fintechs de Bitcoins;
– Fintechs de investimento;
– Entre outros.

Computação em nuvem e as Fintechs

Sendo as Fintechs empresas que têm a tecnologia como protagonista do negócio, elas não ficariam de fora da computação em nuvem. 

A democratização dos serviços tecnológicos que a AWS promoveu é a grande responsável pelo surgimento de novas startups, já que tornou possível o acesso de pequenas e médias empresas às tecnologias que estavam ao alcance apenas de grandes organizações. E isso se expandiu para o mercado financeiro. 

As Fintechs – enquanto startups – são empresas que começam algo inovador, muitas vezes incerto, e que contam com baixo orçamento para iniciar suas atividades. E é por conta destas características que o serviço de computação em nuvem acelera o crescimento destas organizações.

O uso da nuvem permitiu que as Fintechs tivessem acesso a um poder computacional sem escala e com a possibilidade de realizar o pagamento conforme o uso.

Como a computação em nuvem ajuda as Fintechs

Além de outros fatores que já comentamos anteriormente, existem outras vantagens relacionadas ao uso da computação em nuvem que, na prática, ajudam as fintechs a consolidar suas ofertas no mercado:

Gestão do ambiente

Sabemos que a pandemia da Covid-19 transformou a maneira pela qual as empresas e os clientes se relacionam, e nesse momento pós-pandemia, observamos que as mudanças vieram para ficar com os clientes dando preferência para gerenciar suas finanças a distância.

De outro lado, a equipe interna da Fintech tem a necessidade de gerenciar o ambiente de desenvolvimento e a infraestrutura. E esse é um dos principais bebefícios que a nuvem oferece: acesso controlado ao ambiente de qualquer lugar do mundo.

Recursos de segurança

A computação em nuvem possui várias camadas de segurança e a CentralServer, como provedor deste tipo de serviço, oferece serviços como o de BC/DR (continuidade de negócios e recuperação de desastres) que, em caso de algum incidente, permite que a empresa continue suas operações.

Além disso, quando os recursos de segurança da nuvem são configurados de acordo com as normas de compliance e controles de acesso, a nuvem se torna mais segura comparada às estruturas tradicionais de TI.

Gerenciamento de dados

As Fintechs precisam armazenar grandes quantidades de dados de seus clientes e a nuvem permite fazer isso de forma segura, o que ajuda no cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Escalabilidade e flexibilidade

Assim como outras startups, as Fintechs possuem um crescimento bastante acelerado. Sabendo disso, a computação em nuvem fornece agilidade para provisionar a estrutura necessária para atender ao crescimento da empresa.

Potencial de inovação

A nuvem é uma tecnologia que permite que ações sejam realizadas de forma rápida. Assim, as Fintechs conseguem colocar seus produtos rapidamente no mercado. Além disso, conseguem se adaptar de forma ágil às novas tendências de mercado e demandas. 

E essa é umas das características da nuvem que as Fintechs mais podem aproveitar!

O que as Fintechs devem considerar ao implantar a nuvem

Tendo em vista a criticidade do armazenamento de dados financeiros, a adoção da nuvem em Fintechs torna-se bastante específica. Por isso, deve-se considerar algumas questões:

– Criptografia e controle de acesso;
– Segregação e gerenciamento de dados;
– Provedores e parceiros devidamente certificados;
– Plano de recuperação de desastres.

Esses são pontos fundamentais que precisam ser considerados pelas ao contratar serviços de computação em nuvem.

A CentralServer oferece serviços que apóiam as Fintechs, como o plano de BC/DR e o CloudOps, que elevam a disponibiliade e a elevam o nível de gerenciamento dos sistemas frente a incidentes que possam afetar uso da nuvem.

Adicionalmente, é importante lembrar que a CentralServer é certificada pelos melhores padrões, oferecendo segurança e compliance para as operações das empresas.

Como mantemos o seu negócio na nuvem

Temos um time altamente qualificado para ajudar no processo de implantação ou migração para a nuvem.  E para começar este processo, basta entrar em contato conosco, que um de nossos Especialistas irá ajudá-lo com seu projeto!

Seu negócio na nuvem. Simples assim.

Equipe CentralServer

Posts Similares