Mal saímos da pandemia de Covid-19 e novos desafios surgem no horizonte: inflação crescente, gargalos de logística e risco de desaceleração da economia.

Para se manter no mercado, as empresas precisam otimizar investimentos e se adaptar ao novo formato de fazer negócios, cujas bases são o trabalho híbrido, a comunicação ágil e as experiências digitais.

Por isso, a procura pelos serviços de computação em nuvem e a migração de cargas de trabalho  para o ambiente virtual, segue crescendo. 

O consumo da computação em nuvem no período de pandemia aumentou principalmente por conta da flexibilidade e da capacidade de adaptação às necessidades. Sem falar na questão de custo, que foi um fator muito importante e que ajudou as empresas a se manterem num momento de contenção de gastos.

Mas e agora? Como as empresas estão usando seus recursos financeiros neste período pós-pandemia?

INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO

A VMware encomendou uma pesquisa que foi realizada com executivos do mundo todo para analisar como as empresas estão destinando seus recursos à inovação no período pós pandemia, e descobriu que agora os líderes veem que o investimento em novas tecnologias é mais essencial do que nunca para o crescimento do negócio. 

Ainda de acordo com a pesquisa, a necessidade de se investir em novas tecnologias surgiu por conta de algumas questões:

– O comportamento dos clientes e funcionários mudou. Assim, viu-se a necessidade de se investir em tecnologias que pudessem atender as demandas dos funcionários e criar uma rede de relacionamento com o cliente;

– Na contramão da necessidade de se investir em novas tecnologias, os orçamentos foram reduzidos e os líderes de tecnologia precisaram encontrar maneiras de economizar;

– Com o cenário de isolamento, as empresas precisaram priorizar o digital-first, ou seja, dar lugar aos serviços digitais em vez dos tradicionais. 

A mudança para a computação em nuvem durante a pandemia ocorreu de maneira forçada e urgente, no entanto, as empresas estão investindo para aproveitar o máximo dos recursos que a nuvem oferece. 

De acordo com a pesquisa encomenda com a VMware, a prioridade de se investir em inovação tem como foco principal 3 áreas:

– Trabalho home-office:

61% das empresas consideram esta área como a principal prioridade de investimento;

Superação das perdas de receita:

56% das organizações entendem que precisam investir em recursos inovadores para superar as perdas de receita.

Novas demandas digitais:

45% dos executivos acreditam ser necessário destinar recursos para conhecer novas demandas digitais.

INVESTIR x REDUZIR CUSTOS

O foco e a vontade de se investir em inovação vem acompanhado de um grande desafio: antes da pandemia 48% das empresas diziam que a redução de custos era uma prioridade, mas agora esse número aumentou para 72%.

Não somente isso, 55% das empresas esperam que os investimentos em TI sejam reduzidos nos próximos meses. 

Isso tudo parece bastante contraditório, não é mesmo?

Porém, o caminho para atender estas necessidades é a migração para a nuvem. Como já falamos em outra postagem, a computação em nuvem permite que as empresas cresçam com um custo x benefício bastante atrativo. 

E é justamente esse o caminho que as empresas estão seguindo para conseguir investir em inovação dentro do orçamento disponível. De 2020 a 2021, 80% das empresas de pequeno porte migraram para a computação em nuvem, entendendo que não só as empresas de grande porte poderiam usufruir deste mecanismo. 

O volume alto de adesão é principalmente devido ao valor: migrar para a nuvem é muito mais barato do que manter uma infraestrutura de data center local. 

Se sua empresa ainda faz parte do grupo que ainda não migrou para a computação em nuvem, esse é o melhor momento para investir nessa ferramenta. 

Para garantir que seus recursos financeiros sejam bem investidos, é muito importante contar com um provedor qualificado de computação em nuvem que ofereça as melhores soluções.

Para evitar gastos desnecessários e prejuízos, conte com a CentralServer para realizar a migração da sua empresa para a computação em nuvem de forma segura e confiável. 

Nosso time de Especialistas está pronto para te ajudar nesse processo!

Seu negócio na nuvem. Simples assim. 

Equipe CentralServer

Posts Similares