Email – Proteção das senhas de acesso

Email – Proteção das senhas de acesso

Os incidentes envolvendo contas de email invadidas têm tido um aumento significativo. Isso ocorre principalmente devido ao uso de senhas fracas para acesso às contas ou então devido a existência de vírus no computador dos usuários.

O acesso não autorizado a uma conta de email pode ser utilizado para envio de spam (propaganda não autorizada) ou phishing (fraude eletrônica). Essa prática pode causar diversos transtornos ao proprietário do domínio, como:

  • reputação negativa do domínio na internet, resultando na classificação das mensagens enviadas como “lixo eletrônico” ou na sua rejeição pelos provedores;
  • bloqueio administrativo das contas de email afetadas;
  • questionamentos judiciais por pessoas lesadas pelo recebimento do phishing.

Para evitar esses problemas, recomendamos a adoção das seguintes práticas:

  • crie senhas fortes, contendo no mínimo 12 caracteres, entre eles números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos;
  • não inclua na senha palavras comuns (ex.: seu nome, nome da conta de email, hospedagem, etc) ou números e letras sequenciais (ex.: abc, 123);
  • altere as senhas regularmente e, quando desconfiar que uma senha de foi comprometida, altere-a imediatamente;
  • nunca compartilhe a senha com terceiros;
  • utilize uma senha exclusiva para cada uma das suas contas e salve-as em uma ferramenta de cofre de senhas para maior proteção;
  • não abra mensagens com anexos estranhos ou enviados por desconhecidos;
  • mantenha um programa antivírus atualizado e ativo em seu computador;
  • exclua as contas de correio do domínio que não estão mais em uso.

Com essas medidas, você seguirá usando os benefícios do serviço de email sem comprometer a segurança pessoal e da sua empresa.

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