O ano de 2023 deve trazer novos desafios para as empresas que terão que lidar com orçamentos mais apertados e uma demanda maior por ROI. É hora de definir uma estratégia que permita navegar pelo mar revolto, sem perder as oportunidades que surgirão.

Essas são as questões que terão relevância especial em 2023, o ano em que teremos uma tendência de maior responsabilidade com os gastos e investimentos.

Por isso, é importante saber como a computação em nuvem vai ajudar nestas questões!

O grande desafio das empresas em 2023

Controlar o orçamento, além de ser muito desafiador, é importante para qualquer empresa, pois isso permite gerenciar as finanças de maneira eficaz. Assim, ao definir um orçamento, a empresa pode determinar quanto dinheiro tem disponível para gastar e investir, e pode acompanhar os gastos para garantir que permaneçam dentro do orçamento.

O controle do orçamento permite que as empresas evitem despesas excessivas, sendo este, o grande vilão que pode afetar o fluxo de caixa e colocar o negócio em risco.

Uma medida fundamental para ajudar as empresas neste grande desafio é o Retorno sobre o Investimento, ou ROI. Trata-se de uma forma de medir a lucratividade de um investimento realizado pela empresa.

Ao considerar o ROI de diferentes investimentos, a empresa pode tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais, para alocar seus recursos. Por exemplo, se você está pensando em investir em uma nova campanha de marketing, pode usar cálculos de ROI para determinar se a iniciativa será lucrativa. 

Precisamos destacar que, sem esse tipo de análise, você deixa de fazer o melhor uso de seu orçamento.

E é por conta deste contexto, que precisamos falar do ROI das implantações na nuvem, que requer um gerenciamento cuidadoso dos custos na nuvem, também conhecido como FinOps. 

ROI da computação em nuvem: fundamental para sua empresa

À medida que a computação em nuvem continua avançando e se tornando cada vez mais parte integrante das operações dos negócios, é essencial que as empresas avaliem o ROI de suas iniciativas de TI. Somente assim poderão determinar a lucratividade de um projeto específico e tomar decisões sobre como priorizar a alocação de recursos.

Hoje, o maior desafio que as empresas estão enfrentando, está relacionado diretamente à dificuldade de controlar os gastos com a nuvem. E isso está acontecendo, devido à crescente complexidade dos ambientes e, principalmente, ao crescimento do multicloud.

As empresas, normalmente, não se tornam multicloud de propósito, isso acontece naturalmente quando elas se esforçam para aproveitar os melhores serviços de cada fornecedor de nuvem, sem um planejamento a longo prazo.

No entanto, as empresas passam a se deparar com grandes desafios, por não elaborarem um planejamento a longo prazo sobre o uso e investimentos na nuvem.

Como a nuvem vai ajudar a sua empresa a crescer em 2023

Dado o contexto e os desafios que as empresas estão enfrentando, o caminho do crescimento passa por duas ações: o uso estratégico da tecnologia e a aplicação das melhores práticas para gerenciar a complexidade da nuvem. 

Um passo importante, para que a nuvem ajude sua empresa em 2023, é reduzir a dependência de soluções proprietárias, usando camadas comuns de tecnologia entre os diferentes provedores de nuvem. 

Por exemplo: cloud servers podem ser utilizados para as aplicações, permitindo que os custos sejam otimizados e até a migração seja realizada com facilidade, sem que fiquem presas a um único provedor.

Se as empresas forem capazes de resolver os problemas de complexidade e os problemas de gerenciamento de custos da nuvem, elas terão uma visão mais clara do ROI e poderão fazer ajustes nos projetos quando necessário. 

Assim, os serviços serão contratados de maneira otimizada e, portanto, poderão agregar mais valor para os negócios.

Maximize os resultados dos seus investimentos na nuvem.

Fale com um Especialista em Cloud.

Posts Similares