Multicloud: transforme os desafios em vantagens para seu negócio

Você sabe o que é Multicloud?

Ao longo dos últimos anos, à medida que a conscientização empresarial sobre a nuvem aumentou, mais empresas migraram suas infraestruturas de TI para a cloud computing, mas, na maioria dos casos, para um único fornecedor.

No entando, a estratégia Multicloud vem ganhando cada vez mais força. E neste post explicaremos o que é, quais são suas vantagens e desafios, e quais são os cuidados necessários para uma utilização eficiente deste modelo. Veja a seguir!

O que de fato é Multicloud?

Multicloud significa usar múltiplas redes de computação em nuvem para atender às necessidades de hospedagem de sistemas e armazenamento de dados do negócio.

Ou seja, as empresas podem ter mais de uma nuvem — sejam elas privadas, públicas ou híbridas (mesclas das nuvens públicas e privadas) de fornecedores diferentes. O intuito é aproveitar o que cada fornecedor oferecer de melhor para ampliar o potencial de escalabilidade ou de resiliência dos sistemas.

Desafios do Multicloud

A implantação de uma estratégia Multicloud tem alguns desafios a serem superados. Para entender melhor o que estamos dizendo, explicaremos a seguir os principais pontos de atenção.

Exigência de profissionais altamente capacitados

Implantar o Multicloud requer um nível mais alto de especialização dos gestores e dos profissionais de TI para determinarem com precisão o que migrar para a nuvem, qual o melhor fornecedor para cada caso, quando e por que.

Além de qualificação, a implantação de diferentes plataformas e serviços, utilizando diferentes fornecedores, exige também experiência para a estratégia dar certo.

Esforço de gerenciamento

O maior desafio de uma estratégia Multicloud é a complexidade de gerenciamento, pois é preciso lidar com tecnologias, interfaces, serviços e terminologias diferentes — todas ao mesmo tempo.

Como não há uma padronização de terminologias, tamanhos de instância ou metodologias entre fornecedores de nuvem, essa estratégia exige um esforço gerencial maior de gestores e profissionais de TI.

Interoperabilidade

A interoperabilidade entre diferentes fornecedores de nuvem requer o uso de soluções alternativas como um API (Application Programming Interface) para tornar o ambiente de trabalho online alinhado entre as diferentes estruturas, plataformas e serviços hospedados em nuvem.

Benefícios do Multicloud

A maioria das desvantagens citadas acima podem ser facilmente superadas pelas vantagens que mostraremos a seguir. Acompanhe!

Desenvolvimento de produtos melhorados

Ao longo do tempo, o foco no desenvolvimento de produtos que não dependam de apenas um provedor específico de nuvem contribuirá para a criação e o desenvolvimento de produtos e serviços melhorados e mais robustos, sendo suportados por várias plataformas de trabalho online.

Capacidades ampliadas

Diferentes fornecedores de nuvem suportam diferentes estruturas e plataformas, oferecendo pacotes de recursos e ferramentas maiores e mais adequados para a empresa, bem como escalabilidade para atender as necessidades momentâneas de expansão e retração do negócio.

Autonomia

O fato de você poder migrar a infraestrutura de TI da empresa para diferentes provedores de cloud dará a nítida vantagem de reduzir a dependência de um único fornecedor.

Isso é importante ao permitir o aproveitamento de outras oportunidades existentes no mercado.

Outras vantagens e benefícios

O Multicloud pode ser usada como uma estratégia para minimizar os riscos de perda de dados e tempo de inatividade, aumentando o potencial e a qualidade dos serviços prestados por meio da nuvem (QoS).

A computação em nuvem múltipla também pode ser usada para dar suporte a grupos com diferentes necessidades e propósitos de trabalho ou para proporcionar uma experiência de qualidade superior para clientes que usam os serviços da empresa online.

Se o gerenciamento das nuvens for integrado, incluindo políticas, automação e transparência, os benefícios do Multicloud devem superar consideravelmente os desafios, ajudando na redução de custos e na melhora do desempenho do negócio.

Saiba qual o investimento necessário para usar o Multicloud.

Fale com um Especialista

Cuidados necessários ao utilizar o Multicloud

Nessa realidade, mantenha os seguintes conceitos em mente:

– dedique maior conscientização com relação aos níveis de segurança e governança, dada a complexidade e a distribuição do sistema;

– atente-se para a necessidade de resiliência dos sistemas distribuídos ante falhas sistêmicas;

– a estratégia só terá valor se você selecionar provedores que garantam o atendimento mais adequado das necessidades da empresa.

Considere a complexidade adicional inerente à integração de várias nuvens e prepare-se para gerenciar os ambientes de forma adequada.

Fazer todo esse trabalho de integração sozinho pode ser complexo demais e, caso não tenha uma equipe de TI qualificada ou alguma experiência no assunto, pode-se colocar em risco toda a parte operacional do negócio.

Nesse caso, indicamos que procure uma empresa especializada para terceirizar essa função a profissionais que realmente entendem o que estão fazendo.

Uma consultoria especializada também pode indicar quais tipos de nuvens utilizar e como aplicar uma gestão integrada o suficiente para garantir a prestação de serviços de qualidade aos clientes.

Se você conseguir manter uma equipe de gestão com abrangência e alto desempenho, conseguirá ter os requisitos necessários para tornar o Multicloud uma forte aliada do desenvolvimento sustentável do negócio.

Agora que já sabe o que é Multicloud e como ela funciona, você pode dar início a um planejamento mais eficiente de migração e integração entre os diferentes tipos de cloud, construindo um diferencial competitivo para ele.

Quer saber mais? Clique aqui e fale sobre o seu projeto de uso da nuvem com um dos nossos Especialistas!

Posts Similares