Nos últimos anos, a adoção da nuvem pública representou uma revolução no modo como as empresas armazenam dados e hospedam seus aplicativos. Gigantes como AWS e Azure têm sido os destinos preferidos de muitas organizações em busca de inovação, escalabilidade e agilidade. No entanto, uma tendência emergente está redefinindo o cenário da computação em nuvem: o retorno de cargas de trabalho baseadas em nuvem para infraestruturas on-premises e nuvens privadas. Por que essa mudança? E por que uma solução de nuvem privada, como a oferecida pela CentralServer, pode ser a resposta para a maioria das empresas?

Desmistificando a repatriação da nuvem

Recentemente, um estudo da Citrix revelou que 25% das organizações no Reino Unido já transferiram metade ou mais de suas cargas de trabalho baseadas em nuvem de volta para infraestruturas on-premises. Entre os motivos apontados, problemas de segurança e expectativas não atendidas lideram as razões dessa repatriação. Além disso, muitos líderes de TI descobriram que a movimentação para a nuvem pública era mais custosa do que o previsto, levantando questões sobre a eficiência de custos supostamente garantida pela adoção da nuvem.

Por que a nuvem privada é a resposta?

A história nos mostra que nem todas as tendências tecnológicas cumprem suas promessas iniciais, e a nuvem pública não é exceção. Embora seja uma plataforma conveniente para o desenvolvimento de novos sistemas, usando tecnologias como microsserviços, a nuvem pública muitas vezes falha em entregar um valor real para workloads empresariais tradicionais.

Aqui reside a força de uma infraestrutura de nuvem privada, como a oferecida pela CentralServer. Ao contrário das nuvens públicas, que podem apresentar custos inesperados e desafios de segurança, a nuvem privada oferece um ambiente dedicado, permitindo às empresas manter um controle rígido sobre suas cargas de trabalho e dados, ao mesmo tempo em que aproveita os benefícios da computação em nuvem.

Segurança aprimorada

A nuvem privada é ideal para empresas e organizações que buscam um maior controle sobre seu ambiente de TI e precisam de conformidade com regulamentações específicas de segurança de dados. Isso vem de várias características intrínsecas das nuvens privadas:

  1. Isolamento de Dados: Em uma nuvem privada, os dados de uma empresa são armazenados separadamente de qualquer outro cliente, o que reduz significativamente o risco de vazamentos de dados acidentais ou acessos não autorizados que podem ocorrer em ambientes compartilhados.
  2. Firewalls e Monitoramento Dedicados: Uma nuvem privada vem equipada com firewalls nativos e soluções de monitoramento e gestão de segurança personalizadas. Isso permite um controle mais rigoroso sobre o tráfego de rede, ajudando a detectar e prevenir atividades maliciosas de maneira mais eficaz.
  3. Conformidade e Controle Regulatório: Para organizações sujeitas a regulamentos de privacidade e segurança de dados rigorosos, como o GDPR na Europa ou a LGPD no Brasil, a nuvem privada oferece um ambiente que pode ser customizado para atender a esses requisitos específicos, facilitando a conformidade.
  4. Configurações de Segurança Personalizadas: A capacidade de configurar o ambiente de nuvem para atender às necessidades específicas de segurança de uma organização é outra vantagem da nuvem privada. Isso inclui configurações avançadas de criptografia, políticas de acesso e autenticação mais robustas, entre outras.
  5. Desempenho Estável: Além da segurança, a natureza dedicada da nuvem privada oferece desempenho e disponibilidade estáveis, pois os servidores, ou instâncias, não operam com limitações de “burst”. Isso é particularmente importante para aplicações críticas de negócios que exigem um alto nível de desempenho constante.

Previsibilidade de custos

Uma infraestrutura de nuvem privada permite uma previsão mais precisa dos custos, evitando as surpresas desagradáveis que muitas vezes acompanham a fatura de serviços de nuvem pública. Com a CentralServer, as empresas beneficiam-se de uma estrutura de custos transparente, adaptada às suas necessidades específicas.

Desempenho e confiabilidade

A personalização oferecida pela nuvem privada garante que as cargas de trabalho sejam otimizadas para desempenho e confiabilidade. Isso é fundamental para aplicações empresariais que não foram originalmente projetadas para a nuvem, mas que ainda precisam das vantagens que a computação em nuvem pode oferecer.

Em resumo

A repatriação da nuvem não é meramente uma rejeição às nuvens públicas, mas sim um realinhamento estratégico em busca de soluções mais adequadas, como a nuvem privada. Para a maioria das empresas, a CentralServer apresenta uma alternativa que equilibra segurança, custo e desempenho, provando ser uma escolha estratégica para hospedar suas cargas de trabalho críticas.

As empresas modernas necessitam de parceiros de nuvem que não apenas entendam seus desafios únicos, mas também ofereçam soluções flexíveis, seguras e econômicas. A CentralServer emerge como esse parceiro, guiando organizações através da complexidade da computação em nuvem com sua infraestrutura de nuvem privada líder de mercado.

Fale com um consultor sobre o seu projeto de uso da nuvem.

Posts Similares