As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam vários obstáculos importantes quando se trata de adotar a tecnologia de computação em nuvem. Apesar dos inúmeros benefícios que a computação em nuvem oferece, muitas PMEs hesitam em fazer a mudança devido a preocupações com segurança, custo e falta de conhecimento técnico.

Por isso, preparamos este conteúdo com os principais obstáculos para a adoção da computação em nuvem pelas PMEs e quais as soluções para estes obstáculos.

Computação em nuvem para PMEs: obstáculos e soluções

Não é novidade que, apesar de muitas PMEs ainda dependerem de servidores internos, está ocorrendo uma migração muito rápida delas para a nuvem.

Isso é o que mostrou o mais recente relatório anual State of the Cloud da Flexera, onde 53% das pequenas e médias empresas (PMEs) — aquelas com 1.000 funcionários ou menos — gastam mais de US$ 1,2 milhão anualmente na nuvem.

Embora essa movimentação esteja acontecendo, não quer dizer que as PMEs não enfrentam alguns obstáculos para adotarem a computação em nuvem. Assim, listamos a seguir os principais obstáculos, mas também como eles podem ser vencidos:

Segurança da informação

Um dos maiores obstáculos para as PMEs é a questão da segurança da informação. Muitas empresas temem que seus dados confidenciais fiquem vulneráveis ​​a hackers ou outras violações de segurança quando armazenados na nuvem. 

Esse medo é compreensível, pois as violações de dados podem ser devastadoras para pequenas empresas. No entanto, este é um obstáculo que já pode ser vencido!  

A realidade é que os provedores de computação em nuvem têm medidas de segurança sofisticadas para proteger os dados de seus clientes. As medidas de segurança usadas por muitos provedores de computação em nuvem são mais avançadas do que aquelas adotadas internamente nas PMEs.

Custo da computação em nuvem

Outro obstáculo para as PMEs é a preocupação com o custo da computação em nuvem. Muitas delas hesitam em investir nas soluções cloud computing porque acreditam que são muito caras. 

Essa preocupação existe, principalmente, pelo fato histórico da computação em nuvem ter sido usada apenas por grandes empresas. Mas isso mudou, e não faz mais parte da realidade empresarial. 

O custo da computação em nuvem geralmente é muito menor do que o custo de manutenção de uma infraestrutura de TI interna, quando se consideram os gastos com horas técnicas, energia e manutenções. 

Além disso, é muito importante dizer que, a computação em nuvem permite que as PMEs paguem apenas pelos serviços de que precisam, o que ajuda a reduzir custos.

Falta de conhecimento técnico

Por fim, a falta de conhecimento técnico costuma ser um grande obstáculo para as pequenas e médias empresas quando se trata de adotar a tecnologia de computação em nuvem. 

Muitas SMBs simplesmente não têm experiência interna para gerenciar e manter uma infraestrutura de computação em nuvem.

Mas este é outro fato que, felizmente, não impede mais que uma PME aproveite os recursos da nuvem para ajudar no crescimento dos negócios. Isso porque, muitos provedores de cloud, como a CentralServer, oferecem suporte técnico diferenciado para ajudar as pequenas e médias empresas a superar esse obstáculo.

A CentralServer ajuda sua empresa a superar obstáculos 

Embora existam obstáculos para a adoção da computação em nuvem por pequenas e médias empresas, hoje eles podem facilmente ser superados com a ajuda do parceiro certo.

Com as medidas de segurança corretas, custo-benefício adequado e suporte técnico especializado, as PMEs podem colher os muitos benefícios da tecnologia e se credenciar para atuar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Quer saber como a computação em nuvem pode ajudar o seu negócio?

Fale com um Especialista em Cloud.

Posts Similares