Se você acompanha o mundo da tecnologia, provavelmente está a par do crescimento explosivo do ChatGPT, uma inteligência artificial generativa que vem revolucionando a forma como trabalhamos. Longe de ser um vilão que eliminará empregos em massa, o ChatGPT é uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar profissionais em diversas áreas a executarem suas tarefas com maior eficiência e produtividade. E quem compreender e souber aproveitar essa tecnologia terá um grande diferencial no mercado de trabalho.

Para ilustrarmos o poder transformador da IA, imagine o seguinte dia de trabalho em uma empresa:

  • O gerente de RH quer melhorar a integração de novos colaboradores. Ele pede para o CHatGPT criar uma lista de perguntas e respostas sobre procedimentos administrativos. Depois de alguns segundos, tem em mãos o questionário pronto para usar.
  • O consultor de vendas tem uma reunião marcada como um potencial cliente e quer fazer uma apresentação matadora. Ele pede para a IA fazer uma análise de SWOT do negócio do cliente frente aos concorrentes e descrever como a solução proposta pode ajudar o cliente a avançar.
  • O programador precisa criar rapidamente o protótipo de uma nova aplicação. Ele descreve as funcionalidades e pede para a IA gerar os códigos de “frontend” para apresentar o aspecto do sistema à diretoria.
  • O analista de marketing tem que produzir textos para divulgação de um novo produto. Ele alimenta a IA com a descrição e os diferenciais e, após algumas interações, sai com textos base para os artigos e posts sobre o lançamento.

Esses são exemplos práticos de como a inteligência artificial se torna um grande aliado dos profissionais. A capacidade que o ChatGPT tem de analisar grandes volumes de dados ajuda de maneira inédita os profissionais a aumentarem a produtividade e melhorarem a qualidade das suas entregas.

Entendendo o treinamento do ChatGPT

Para aproveitar todo o potencial dessa ferramenta, é importante se familiarizar com a terminologia e compreender os métodos de treinamento do ChatGPT, como: engenharia de prompt, text embeddings e fine-tuning.

  • Engenharia de prompt: Consiste em elaborar perguntas ou instruções específicas para a IA, a fim de obter respostas mais precisas e relevantes.
  • Text embeddings: Transforma o texto em uma representação numérica, permitindo que o ChatGPT compreenda e processe informações de maneira mais eficiente.
  • Fine-tuning: Refina o modelo de IA para melhor atender às necessidades específicas de uma aplicação ou indústria, aprimorando sua capacidade de lidar com tarefas especializadas.

Desses três métodos, a engenharia de prompt é o que está acessível aos profissionais de diferentes áreas de atuação. Já o text embeddings e o fine-tunning requerem o apoio de profissionais ou serviços de TI para criação de bases de dados de dados, integração de aplicações e operação de sistemas que utilizam as APIs do ChatGPT.

Usando a engenharia de prompt

Como dito acima, a engenharia de prompt é usada para fazer perguntas ou dar instruções ao ChatGPT com o objetivo de receber respostas úteis para determinadas necessidades.

Ao redigir um prompt, é importante ser específico, fornecendo detalhes suficientes na pergunta para que o ChatGPT saiba exatamente o que você está procurando. 

Outra dica é fazer uma pergunta inicial e seguir interagindo com o modelo para obter respostas cada vez mais completas. Isso é possível pelo fato da ferramenta memorizar o histórico para manter a coerência da conversa.

E sempre contextualize as perguntas. Por exemplo, você pode informar o papel que o ChatGPT deve assumir (“aja como um vendedor”), o  público-alvo (“conversando com prospects”) e o  propósito da resposta (“e gere um texto persuasivo sobre as vantagens do produto XYZ”).

Veja mais alguns exemplos de como usar a engenharia de prompt para fazer com que o modelo forneça exatamente o tipo de resposta que você precisa.

  • “Liste 5 estratégias de marketing digital eficazes para promover um novo produto de tecnologia e forneça uma breve explicação de cada uma delas.” 
  • “Descreva as últimas descobertas e avanços no tratamento da diabetes tipo 2 para uma pessoa leiga.”
  • “Aja como um analista de TI e compare os prós e contras de utilizar servidores na nuvem para as aplicações da empresa.”
  • “Explique o uso de KPIs para desdobramento de metas corporativas. Inclua exemplos de situações em que esta metodologia seria mais apropriada.” 

Sigilo das informações e conformidade

Por ser uma tecnologia nova, é importante que os profissionais que usam o ChatGPT estejam atentos aos aspectos relacionados ao sigilo das informações e conformidade com as legislações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Ao interagir com a versão gratuita da ferramenta, saiba que os dados das conversas podem ser usados para aprimorar o treinamento do modelo. Isso significa que informações sensíveis ou sigilosas compartilhadas durante as conversas podem ser expostas, levando a riscos de privacidade e segurança. Portanto, é crucial evitar o compartilhamento de detalhes pessoais, como números de documentos, endereços, informações financeiras ou qualquer outra informação confidencial. Já nas versões pagas do serviço é possível desabilitar o compartilhamento dos dados para efeitos de treinamento.

Além disso, a conformidade com as legislações de proteção de dados é outro aspecto a ser considerado. A LGPD, por exemplo, impõe limites à transmissão internacional de dados pessoais. Essas restrições podem afetar a maneira como os dados podem ser manipulados e compartilhados nas interações com o ChatGPT.

Estar bem informado sobre estas práticas e os requisitos legais em vigor, permite que o usuário minimize riscos e tenha uma experiência mais segura e protegida.

Use a Inteligência Artificial para otimizar as operações!

Fale com um Especialista.

Oportunidade de aprimoramento

Toda revolução tecnológica abre a possibilidade de explorarmos novas perspectivas e soluções. E a inteligência artificial generativa é a bola da vez!

Neste contexto, o ChatGPT deve ser encarado como um parceiro colaborativo, que potencializa as habilidades humanas e incentiva o desenvolvimento profissional contínuo.

Ao adotá-lo como um recurso valioso e aprender a utilizá-lo de forma eficaz, os profissionais podem se posicionar na vanguarda de suas áreas e criar novas oportunidades de crescimento.

A chave para o sucesso está em abraçar a tecnologia e usá-la como um meio para enriquecer e expandir as competências, garantindo um futuro promissor e sustentável no mundo do trabalho.

Juliano Simões é CEO da CentralServer

Posts Similares