Os avanços tecnológicos permitem que as empresas cresçam de forma rápida.

Neste contexto, a tecnologia de computação em nuvem tem ganho destaque por entregar uma série de benefícios que tornam as estratégias das empresas mais efetivas rumo ao crescimento.

Saiba então, quais são os quesitos fundamentais para a sua PME avançar com o apoio da nuvem!

Cresça seu negócio com a computação em nuvem

Nos últimos anos, muitas empresas implementaram soluções em nuvem para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a escalabilidade. No entanto, com o surgimento da pandemia da Covid-19, a adoção da nuvem cresceu ainda mais rapidamente, uma vez que muitas empresas foram forçadas a adotar o trabalho remoto e a lidar com outras restrições impostas pelo distanciamento social.

O uso da nuvem permitiu que as empresas continuassem funcionando sem interrupções significativas, permitiu que seus funcionários trabalhassem com segurança em casa e garantiu que a colaboração remota pudesse ser realizada sem problemas. As PMEs em particular, têm se beneficiado muito com a adoção da nuvem em suas operações. As soluções em nuvem permitem que essas empresas acessem tecnologias de alto nível anteriormente disponíveis apenas para grandes empresas. Além disso, a nuvem oferece uma maneira econômica e escalável de gerenciar dados e armazenamento, permitindo que as empresas evitem grandes despesas em infraestrutura de TI.

No entanto, há preocupações legítimas sobre a segurança da nuvem e a privacidade dos dados. Como resultado, as empresas exigem garantias de que suas informações estão seguras e protegidas contra violações e ataques cibernéticos. Felizmente, as soluções de nuvem mais recentes incluem medidas de segurança avançadas, como autenticação de duas etapas, criptografia de dados e backups regulares. Além disso, as empresas podem selecionar provedores de serviços em nuvem que atendam aos padrões de conformidade e segurança necessários para manter seus dados protegidos.

O que é fundamental para sua PME ao usar computação em nuvem?

A nuvem precisa ser usada com planejamento estratégico, por isso, veja o que fundamental para sua PME ao usar a computação em nuvem:

Entenda o seu negócio

Para uma PME, a infraestrutura em nuvem é uma opção viável e essencial para maximizar a eficiência operacional e reduzir custos. É importante para a PME entender onde ela está no momento e quais são as principais necessidades que precisam ser atendidas. Isso ajuda a determinar qual tipo de infraestrutura em nuvem é adequada para a empresa.

Ao implementar a infraestrutura em nuvem, a PME pode se beneficiar de várias maneiras. A primeira é que ela pode ser personalizada de acordo com as necessidades. A infraestrutura pode ser desenvolvida de forma personalizada para a PME, o que garante que as soluções em nuvem entregues sejam adaptadas a requisitos específicos. Além disso, a infraestrutura em nuvem oferece flexibilidade, permitindo que a PME escolha o tipo de serviço que melhor lhe atende e com os menores custos. Isso pode incluir serviços de armazenamento de dados, gerenciamento de banco de dados, hospedagem de aplicações e serviços de rede.

A emprea pode escolher entre diferentes provedores de nuvem, como Amazon Web Services, Microsoft Azure e CentralServer, e selecionar soluções ideais para suas necessidades. A implementação em nuvem pode reduzir os custos operacionais e gastos com hardware, como servidores, roteadores, switches e outros equipamentos de TI. A PME também pode economizar em custos de pessoal, pois não precisa contratar um grande número de especialistas em TI para gerenciar a infraestrutura em nuvem.

A segurança é outro aspecto importante a ser considerado ao implementar a infraestrutura em nuvem. Ao trabalhar com um provedor de nuvem confiável, a PME pode ter a certeza de que seus dados estão seguros e protegidos. Os provedores de nuvem usam medidas de segurança avançadas, como criptografia de dados, autenticação de usuários, firewalls e protocolos de segurança, para garantir que os dados da PME estejam seguros.

Entenda o momento financeiro

Se você procura a nuvem em busca de redução de custos, é importante dizer que: a computação em nuvem é realmente mais barata quando comparada aos custos de um data center físico. 

No entanto, se você já investiu em um data center interno, a implementação de uma infraestrutura baseada em nuvem na sua empresa poderá parecer MAIS UM CUSTO. Mas, calma, uma análise adequada vai mostrar que não é bem assim!

Sua empresa precisa realizar o cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) da nuvem para avaliar a viabilidade financeira da implantação. Ao realizar esta análise, você verá que alguns custos operacionais e de manutenção da infraestrutura deixam de existir quando você migra para a nuvem.

Ter uma visão  financeira completa é fundamental para justificar o investimento em cloud e também para que o seu uso não traga surpresas (ruins) na conta no final do mês.

Entenda a capacidade do seu time

Seu time está pronto para preparar uma infraestrutura baseada na nuvem para sua PME?

O uso da computação em nuvem por profissionais sem qualificação pode gerar custos desenfreados, e ainda deixar passar grandes oportunidades que a nuvem oferece.

Tipicamente, as pequenas e médias empresas não possuem estrutura para suportar um time de TI, por isso é fundamental contar com parceiros que ofereçam soluções para lidar com essa demanda reprimida.

Por conta disso, a CentralServer oferece soluções que permitem que sua empresa PME desfrute dos benefícios da nuvem, sem precisar contratar um time de TI. 

Se esse é o caso da sua empresa PME, entre em contato agora mesmo conosco!

A computação em nuvem é fundamental para sua empresa PME

Use a computação em nuvem de forma estratégica para que seu negócio PME cresça!

A CentralServer oferece as melhores soluções para garantir o sucesso da sua empresa com o apoio fundamental da nuvem! 

Clique aqui e fale com um Especialista em Cloud.

Posts Similares