Não é novidade que a pandemia da Covid-19 forçou a migração em massa para a computação em nuvem. Porém, a pandemia passou e as organizações perceberam a necessidade em acompanhar as dinâmicas do mercado, gerando assim, novas tendências sobre o uso da nuvem.

Erin Chapple, vice-presidente corporativo de Azure, acompanha de perto as necessidades dos clientes em busca do sucesso de suas empresas através da nuvem, e percebeu um comportamento crescente na implementação de uma abordagem híbrida (mistura de on-premises e uma ou mais nuvens públicas) ou multicloud (múltiplas nuvens) nas organizações. 

Em uma pesquisa encomendada pela Microsoft, os resultados trouxeram números interessantes sobre essas tendências:

  • 86% dos entrevistados devem aumentar os investimentos destinados ao uso de ambientes híbridos ou multicloud;
  • 95% dizem que adotar essas tendências da computação em nuvem é fundamental para o crescimento do negócio.

A pesquisa ouviu profissionais da área de TI e tomadores de decisões de empresas de médio e grande porte dos EUA, e mostrou que essas tendências da computação em nuvem entregam uma grande oportunidade para resolver necessidades complexas do mundo dos negócios.

Por que os ambientes híbridos e multicloud são fundamentais para o sucesso do negócio?

Porque estes ambientes apresentam melhores resultados!

Atualmente as empresas estão muito focadas no trabalho remoto e na busca constante de otimização de custos – o que sempre gera muita pressão em cima dos líderes. 

É por isso que os ambientes híbridos e multicloud são foco de investimento das organizações, já que com eles há a possibilidade de usar os pontos fortes de cada nuvem para melhorar a eficiência dos recursos e aumentar a agilidade das operações. E por consequência, há aumento da receita das organizações.

Ainda dentro da pesquisa realizada a pedido da Microsoft, uma comparação comprovou que os os ambientes híbridos e multicloud permitem maior crescimento das organizações: 

  • Em um ano 83% das organizações que adotaram ambientes híbridos e multicloud tiveram aumento de receita;
  • Já nas empresas que não adotaram essas tendências na nuvem, apenas 58% relataram aumento na receita. 

Por mais que algumas organizações ainda adiem a adoção de ambientes híbridos e multicloud, a maioria já incorporou estas tendências na estratégia de crescimento do negócio.

Adicionalmente, 9 em cada 10 entrevistados na pesquisa dizem que, nos próximos 3 anos, aumentarão os valores destinados aos ambientes híbridos e multicloud. 

Vale ressaltar que apenas migrar para a nuvem não é mais suficiente. É preciso entender as necessidades da organização e saber onde se quer chegar com o uso deste serviço. Além disso, é essencial tirar proveito das inovações tecnológicas apresentadas pelo mercado para não ficar para trás da concorrência.

Por fim, reforçamos o quão importante é contar com parceiros qualificados e comprometidos para ajudar sua empresa a usar as melhores alternativas que a nuvem oferece.

Saiba como a nuvem híbrida e o multicloud podem ajudar o seu negócio.

Fale com um Especialista em Cloud.

Posts Similares