Porque a computação em nuvem é essencial para a competitividade das empresas

Porque a computação em nuvem é essencial para a competitividade das empresas

À medida que a nuvem se torna um elemento-chave na vida das pessoas, ela também passa a ser essencial para as empresas sobreviverem no mercado.

A aceleração tecnológica causada pela pandemia de coronavírus trouxe mudanças de hábitos que vieram para ficar. O e-commerce e os serviços de delivery caíram no gosto das pessoas. Canais como WhatsApp e redes sociais juntaram-se aos websites e aplicativos para dar mais agilidade às transações. Os consumidores estão empoderados e mais exigentes quanto a preço, tempo de resposta, facilidade e qualidade.

Para atender às expectativas dos clientes e prosperar nesse cenário, é vital que a empresa passe pela transformação digital. Somente assim, ela poderá solucionar problemas tradicionais, como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia, e abrir espaço para a inovação.

Operando no novo normal

Todos nós fomos afetados de alguma forma pelos lockdowns dos últimos meses. Escritórios fechados, viagens canceladas, gargalos de logística e migração de trabalhadores para o home office, forçaram as empresas a usar as videoconferências e nuvem para seguir operando.

Com a retomada das atividades, o desafio dos gestores passa a ser como incorporar definitivamente esse novo mix de tecnologias e canais ao negócio. Um processo que deve se concentrar em 6 iniciativas principais:

  1. transformar as operações para assegurar um crescimento sustentável, ante a possibilidade de novas crises sanitárias;
  2. enxergar a computação em nuvem não só como um data center mais eficiente, mas como uma plataforma escalável que possibilita a expansão dos negócios;
  3. integrar a infraestrutura on-premise à nuvem pública para aumentar a flexibilidade e a resiliência das operações;
  4. usar o big data para analisar dados, obter insights e personalizar a experiência do usuário;
  5. investir em segurança da informação e conformidade com a LGPD para evitar impactos e sanções;
  6. treinar as pessoas para que usem a nuvem de forma a aprimorar processos de trabalho continuamente.

Para a maioria das empresas, a pandemia trouxe a necessidade de transformação antes do esperado. Não é mais uma questão de quando, mas de quão rápido ela deve acontecer.

Como estamos falando de mudanças culturais e tecnológicas, é importante manter a mente aberta e envolver toda a organização na jornada. Lembrando que se trata de caminho sem volta, já que não é mais possível competir sem ser digital.

Aqui na CentralServer, nós fornecemos computação em nuvem gerenciada para a sua empresa crescer, sem perder o foco no negócio. Converse sobre o seu projeto com um dos nossos Especialistas.

(Visualizado 1 vezes, 1 vezes visualizado hoje)