(*) Juliano Simões é CEO da CentralServer.

Nesse mundo acelerado, a exigência dos clientes por uma experiência de consumo fluida e descomplicada é cada vez maior. E para responder à altura, você precisa de sistemas de informações que agilizem a entrega de resultados.

Antigamente, a T.I. funcionava integralmente dentro das empresas e conseguia prover recursos em uma velocidade compatível com o surgimento das demandas. Hoje dia, isso não é mais possível.

Considere, por exemplo, o tempo de necessário para a comprar, receber e implantar servidores e equipamentos de rede. Pense também nos investimentos necessários para manter a infraestrutura, como: no-breaks, ar-condicionado, backups e, principalmente, horas técnicas.

Agora compare esse cenário com a computação em nuvem em que você provisiona servidores e recursos em minutos e paga somente pelo que usar. Além disso, fornecedores como AWS e Azure oferecem uma gama de serviços, como cloud servers e bancos de dados escaláveis, big data, analytics e machine learning; que a maioria das empresas jamais poderá implementar por conta própria.

Isso nos leva ao ponto central desse artigo, processar informações na nuvem se tornou fundamental para que a sua empresa possa inovar e agregar valor para os clientes.

Ainda não está convencido? Aqui vai mais um argumento: a queda das barreiras de entrada.

Se antes toda empresa precisava fazer investimentos significativos em T.I. para começar a atuar, hoje isso não é mais verdade. Basta um cartão de crédito para ativar instantaneamente servidores e sistemas. Ou seja, a infraestrutura e as plataformas necessárias deixaram de ser um obstáculo. Sabe aquele concorrente que você antes só via pelo retrovisor? Agora ele tem condições de se estruturar rapidamente para competir em pé de igualdade.

Um dos principais papéis do líder moderno é adaptar a empresa para decidir, executar e responder com agilidade às necessidades dos clientes.

Essa cultura de transformação constante passa pela adoção de tecnologias que só estão disponíveis na nuvem e que são fundamentais para manter a sustentabilidade do seu negócio na era da Indústria 4.0.

Quer saber mais sobre como a nuvem pode apoiar o crescimento da sua empresa? Vamos bater um papo!

Abraço,

Juliano Simões

Posts Similares