É como consumir energia elétrica: você só paga por ela quando usa. Esse é o conceito básico do armazenamento em nuvem, caminho utilizado por empresas dos mais variados timbres e que tem na função e na economia seus grandes atrativos.

A troca do data center interno, ou on-premises, para a cloud deixou de ser uma apenas uma tendência para se tornar a opção padrão adotada pela maioria das empresas. A CentralServer fornece soluções que facilitam essa jornada na nuvem, como servidores virtuais e operações multicloud.

“Focamos em elevar a escalabilidade, resiliência e segurança das aplicações”, disse o CEO da CentralServer, Juliano Simões. Somam-se à estas características a funcionalidade e o custo-benefício. “É exatamente como a energia elétrica. Ao usar a nuvem, você vai pagar pelo serviço que está usando”, assegurou Simões, que também destacou o fato de que a CentralServer fornece infraestrutura e operações na nuvem para milhares de empresas.

Expertise

Com expertise acumulado há mais de 20 anos, a CentralServer possui uma equipe técnica e comercial altamente capacitada para ajudar o cliente a otimizar custos e usar a nuvem sem perder o foco nos negócios. Fornecemos uma variedade de serviços e ferramentas que ajudam na migração e operação de sistemas.

Na computação em nuvem, os dados e sistemas ficam na internet, an estrutura do provedor. É um serviço fornecido sob demanda, que elimina a compra e o gerenciamento de infraestrutura própria de armazenamento físico de dados. Assim, dá para ter agilidade, escala global e resiliência, com acesso aos dados a qualquer momento ou lugar. O modelo permite que os departamentos de TI transformem três áreas: o custo total de propriedade, o tempo de implantação e o gerenciamento de informações.

Para ter acesso a essas vantagens, a empresa deve cpacitar o time de TI para operar as tecnologias da nuvem, ou contar com um parceiro especializado.

Como migrar?

Para que um projeto de migração para a nuvem seja verdadeiramente bem-sucedido, é imprescindível que se entenda completamente as necessidades específicas de cada cliente. Cada organização possui suas particularidades e desafios únicos, e é necessário identificar e compreender essas características antes de iniciar qualquer processo de migração. Uma vez que as necessidades do cliente tenham sido mapeadas e analisadas, é importante preparar os sistemas adequadamente para a migração. Isso envolve a identificação de quais aplicativos e dados precisarão ser transferidos para a nuvem, além de garantir que todos os requisitos de segurança e conformidade sejam atendidos.

Existem duas abordagens principais para realizar a migração para a nuvem: manualmente ou com o uso de ferramentas apropriadas. A escolha entre essas opções depende do tamanho e complexidade do ambiente a ser migrado, bem como dos recursos disponíveis para a equipe de TI.

A migração manual envolve a transferência de aplicativos e dados para a nuvem de forma manual, um por um. Essa abordagem pode ser mais adequada para organizações de menor porte, onde a quantidade de dados e aplicativos a serem migrados é relativamente baixa. No entanto, essa abordagem pode ser demorada e propensa a erros, especialmente se não houver uma equipe de TI experiente para realizar a migração.

Por outro lado, o uso de ferramentas apropriadas pode agilizar e simplificar o processo de migração. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar a automatizar a transferência de aplicativos e dados para a nuvem. Essas ferramentas podem ajudar a reduzir o tempo e os esforços necessários para a migração, além de minimizar erros humanos.

Independentemente da abordagem escolhida, é fundamental realizar testes e monitorar o processo de migração para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. É importante ter um plano de contingência em caso de problemas ou interrupções durante a migração, a fim de minimizar qualquer impacto negativo nos negócios. Além disso, vale lembrar que a migração para a nuvem é um processo contínuo. Uma vez que os aplicativos e dados tenham sido migrados, é necessário monitorar e otimizar constantemente o ambiente na nuvem para garantir desempenho e segurança adequados.

Com o planejamento adequado e a execução cuidadosa, a migração para a nuvem pode trazer inúmeros benefícios para as organizações, incluindo maior flexibilidade, escalabilidade e eficiência operacional.

Rode os seus sistemas na nuvem com um parceiro de confiança.

Fale sobre o seu projeto com a CentralServer.

Posts Similares