Como a nuvm ajuda na gestão de ativos de TI

Realizar o inventário de todos os ativos de TI é fundamental para que a empresa reduza custos e consiga destinar estes valores para inovar nos negócios.

O levantamento de ativos como softwares, hardwares, licenças e equipamentos permite que a empresa tenha uma visão sobre o ROI e quais caminhos ela deve seguir para o futuro.

Essa tarefa pode ser, de fato, desafiadora e trabalhosa para a empresa, porém a nuvem pode tornar esse processo ágil e simplificado.

Inventário de TI na nuvem

Entender onde o dinheiro da empresa está investido é o primeiro passo para certificar-se de que se está no caminho certo. Com o levantamento de todos os ativos de TI é possível identificar se há equipamentos ociosos ou que precisam de manutenção, onde e como estão sendo usados, disposição geográfica de uso em home-office, entre outros exemplos.

Com essas informações em mãos, a empresa consegue aumentar o ROI através da economia de tempo e dinheiro.

A nuvem vem como um grande aliado no inventário de TI, porque além de tornar o processo ágil, ainda permite que a empresa identifique oportunidades de soluções e otimização do uso dos recursos disponíveis.

Há ainda a oportunidade de utilização de TAGS na nuvem que identificam os custos gerados de cada departamento, sendo possível identificar os valores investidos apenas no departamento da sua TI.

Desta forma, é possível centralizar a gestão dos ativos em um só lugar, permitindo que sejam monitorados e analisados, independente do local e quando foram utilizados. Essa é uma estratégia que torna a tomada de decisões mais assertivas, permitindo previsibilidade para futuros investimentos.

Quer maximizar os resultados dos seus investimentos na nuvem?

Fale com um Especialista.

Computação em nuvem e mapeamento de ativos

A gestão e o inventário de ativos de TI são ações que devem ser realizadas de modo contínuo, considerando que sempre há a necessidade da aquisição de novos dispositivos e até mesmo o descarte de equipamentos danificados.

O mapeamento dos ativos de TI, mantendo-se atualizado, permite que os equipamentos sejam bem aproveitados e que as compras sejam realizadas somente quando há uma necessidade real e de fato conhecida.

A adoção na nuvem nessas ações, simplifica o processo e garante que os gestores possam realizar análises mais detalhadas, como por exemplo, o cruzamento de dados dos ativos e o período determinado que foram usados.

O uso da nuvem como uma Infraestrutura como Serviço (Iaas), faz com que o controle dos ativos se torne ainda mais efetivo, justamente pela escalabilidade que lhe é oferecida. Assim, a empresa paga somente o que usa na nuvem.

Se sua empresa ainda não está aproveitando os recursos da nuvem ao máximo, inclusive para gerir os ativos de TI, entre em contato conosco. O time de especialistas da CentralServer está pronto para ajudá-lo a aumentar o ROI de seus negócios.

Posts Similares