Com a proliferação das ofertas de computação em nuvem, os clientes acabam se deparando com um cenário cada fez mais complexo, formado por uma grande gama de fornecedores e serviços, o que dificulta a escolha do melhor custo-benefício.

A questão é agravada pelo fato de que, muitas vezes, a contratação de serviços em nuvem é feita sem o devido planejamento, para atender a demandas pontuais ou emergenciais, resultando em gastos pouco otimizados.

Para evitar estes problemas, é fundamental alinhar as necessidades do negócio às opções de cloud disponíveis para tomar a decisão certa e gerar o melhor retorno sobre os investimentos.

Confira a seguir as recomendações da CentralServer para você colher os melhores benefícios com o uso da nuvem.

Como descomplicar a contratação de serviços em nuvem

Primeiramente, é importante que você encare os investimentos feitos na computação em nuvem como uma estratégia de crescimento. Analise a série de vantagens que podem ajudar a maximizar a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade. Ao usar a nuvem, a empresa pode aproveitar recursos compartilhados e escaláveis, economizar em despesas com hardware, software e manutenção, e aumentar a colaboração e a mobilidade. No entanto, é importante escolher cuidadosamente o provedor de nuvem e ter uma estratégia clara para evitar desperdícios ou escolhas erradas que possam afetar negativamente o crescimento do negócio. 

Para tornar o processo menos complexo, e garantir um ROI satisfatório, é importante que faça parte da estratégia as seguintes questões:

Envolvimento dos stakeholders

Envolvimento e cooperação são as palavras-chaves! O processo de compra de recursos na nuvem é interdisciplinar, e precisa da colaboração de todas as áreas da empresa, começando pela alta direção. É preciso comunicação para que todos entendam os objetivos e os processos que serão necessários para alcançá-los.

A alta direção é responsável por definir a estratégia geral e garantir que a empresa tenha o orçamento e o apoio necessários para investir em recursos na nuvem. A equipe de TI precisa avaliar as opções de fornecedores de nuvem e garantir que os recursos escolhidos sejam compatíveis com a infraestrutura existente. A equipe de negócios precisa determinar como os recursos na nuvem vão ajudar a atingir os objetivos da empresa e avaliar se os benefícios justificam o investimento. Portanto, é fundamental que todas as áreas da empresa trabalhem juntas para garantir que o processo todo seja bem-sucedido.

Escolha criteriosa do fornecedor de cloud

Decidir pela migração para a nuvem, contratação de novos recursos ou até mesmo a troca de provedor do serviço de computação em nuvem, não deve acontecer do dia para a noite.

É necessário avaliar cuidadosamente as opções disponíveis para garantir que a escolha mais adequada seja feita. A equipe de TI precisa ter tempo para avaliar e testar as opções antes de tomar uma decisão. Dependendo do tipo de istema que irá rodar na nuvem, alguns modelos de serviço serão mais indicados do que outros. Aplicações cloud-nativas, que fazem uso de microsserviços, rodão melhor em nuvens públicas, como AWS e Azure. Já sites, blogs e sistemas de TI tradicional rodam terão melhor custo-benefício rodando em cloud servers.

Além disso, é necessário garantir que a equipe tenha a capacidade de implementar e operar os recursos de forma eficiente e sem interrupções no funcionamento dos negócios. Dependo do porte e nível de conhecimento da equipe de TI, contar com um parceiro especializado pode ser a melhor escolha.

Controle e proteção do ambiente

É fundamental que a empresa tenha controle dos recursos que estão contratados na nuvem. Mas não somente isso, é preciso avaliar constantemente se tudo o que foi contratado está sendo usado em sua totalidade. Isso garante que os custos na nuvem sejam previsíveis.

Se a empresa não estiver monitorando ativamente o uso de recursos, ela pode acabar pagando por serviços que não estão sendo utilizados ou por recursos que não são mais necessários.

Avaliar constantemente os recursos contratados também é importante porque permite que a empresa identifique e corrija eventuais problemas de configuração e implante proteções como rotinas de backup e replicação de dados para garantir a continuidade do negócio frente a falhas sistêmicas.

Conte com a CentralServer para ter seu negócio na nuvem sem complexidade

A CentralServer entende a complexidade em torno dos processos que envolvem a adoção da computação em nuvem. Por isso, desenvolvemos soluções que falicitam a implantação, operação e controle dos recursos.

E se sua preocupação é não ter um time de TI com as qualificações que a nuvem exige, fique tranquilo! Nosso serviço é completo, e vai desde a estruturação do projeto, até o gerenciamento da nuvem.

Otimize o uso da nuvem e maximize o ROI

Fale com um Especialista em Cloud.

Posts Similares