À medida que a nuvem se torna um elemento-chave na vida das pessoas, ela também passa a ser essencial para as empresas sobreviverem no mercado.
A aceleração tecnológica causada pela pandemia de coronavírus trouxe mudanças de hábitos que vieram para ficar. O e-commerce e os serviços de delivery caíram no gosto das pessoas. Canais como WhatsApp e redes sociais juntaram-se aos websites e aplicativos para dar mais agilidade às transações. Os consumidores estão empoderados e mais exigentes quanto a preço, tempo de resposta, facilidade e qualidade.
Para atender às expectativas dos clientes e prosperar nesse cenário, é vital que a empresa passe pela transformação digital. Somente assim, ela poderá solucionar problemas tradicionais, como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia, e abrir espaço para a inovação.
Operando no novo normal
Todos nós fomos afetados de alguma forma pelos lockdowns dos últimos meses. Escritórios fechados, viagens canceladas, gargalos de logística e migração de trabalhadores para o home office, forçaram as empresas a usar as videoconferências e nuvem para seguir operando.
Com a retomada das atividades, o desafio dos gestores passa a ser como incorporar definitivamente esse novo mix de tecnologias e canais ao negócio. Um processo que deve se concentrar em 6 iniciativas principais:
- transformar as operações para assegurar um crescimento sustentável, ante a possibilidade de novas crises sanitárias;
- enxergar a computação em nuvem não só como um data center mais eficiente, mas como uma plataforma escalável que possibilita a expansão dos negócios;
- integrar a infraestrutura on-premise à nuvem pública para aumentar a flexibilidade e a resiliência das operações;
- usar o big data para analisar dados, obter insights e personalizar a experiência do usuário;
- investir em segurança da informação e conformidade com a LGPD para evitar impactos e sanções;
- treinar as pessoas para que usem a nuvem de forma a aprimorar processos de trabalho continuamente.
Para a maioria das empresas, a pandemia trouxe a necessidade de transformação antes do esperado. Não é mais uma questão de quando, mas de quão rápido ela deve acontecer.
Como estamos falando de mudanças culturais e tecnológicas, é importante manter a mente aberta e envolver toda a organização na jornada. Lembrando que se trata de caminho sem volta, já que não é mais possível competir sem ser digital.