Vou explicar essas diferenças e você também entenderá por que o SaaS está ganhando o mercado e por que você já deveria estar oferecendo aos clientes.
Vamos lá?
IaaS – É infraestrutura como serviço. Você cria novos recursos ou migra seus servidores para ela.
Em uma pirâmide, o IaaS é a base: servidores virtuais, storage, redes virtuais, balanceadores etc.
Nesse modelo, você aluga a infraestrutura para hospedar suas aplicações, paga somente pelo que usar e é responsável pelo gerenciamento do ambiente interno e servidores.
Dentre várias opções de IaaS, as mais conhecidas são a Amazon Web Services (AWS), a Azure da Microsoft e a Google Cloud Plataform (GCP).
Benefícios do IaaS para você, desenvolvedor:
- Estrutura completa
- Agilidade
- Flexibilidade
- Opções para alta disponibilidade
- Gestão de custos
Imaginemos o cenário: você precisa hospedar suas aplicações, mas sabe que montar e manter um datacenter pode ser inviável. Além do alto valor de investimento, há também a questão de altos custos de manutenções e possíveis imprevistos, além da defasagem constante de todo o hardware.
Como desenvolvedor, provavelmente sua demanda é variável. Então o modelo IaaS consegue suportar essas variações, diferentemente de um datacenter interno.
E aí, como proceder e atender as variações se o datacenter for interno? Isso é facilmente resolvido no modelo IaaS, pois você provisiona ou exclui servidores e recursos conforme a necessidade.
PaaS – Plataforma gerenciada pelo provedor para você desenvolver e hospedar suas aplicações.
No modelo PaaS os provedores oferecem ambientes operacionais para que você desenvolva, gerencie, personalize e entregue aplicações para seus clientes. O PaaS já conta com infraestrutura (IaaS) inclusa, mas vai além disso: oferece também serviços como web, banco de dados, ambiente de programação etc.
No modelo PaaS, além da infraestrutura, os provedores oferecem o ambiente pronto e seu gerenciamento, dessa forma, você fica livre dessas questões e pode se dedicar às aplicações.
Benefícios do PaaS para você, desenvolvedor:
- Facilidade para começar projetos
- Redução de custos da operação
- Foco no negócio
- Facilidade para os testes
- Agilidade
- Produtividade
Os principais benefícios do PaaS para quem desenvolve são a facilidade e agilidade. Você não precisa se preocupar em configurar e gerenciar os recursos de infraestrutura e do ambiente.
E sem precisar se preocupar em criar ambientes e gerenciar recursos, é possível ter maior foco no seu negócio. Você e sua equipe se dedicam ao desenvolvimento das melhores soluções para seus clientes.
Existem várias opções de PaaS disponíveis. Alguns exemplos:
- O Data Center Virtual Gerenciado fornece ambiente gerenciado e permite que você desenvolva suas aplicações, com liberdade para criar novos servidores e expansão de recursos.
- A Azure oferece uma excelente opção de PaaS para que você crie, implante e dimensione aplicativos, com plataforma totalmente gerenciada.
- O AWS Elastic Beanstalk da AWS também oferece uma excelente opção de PaaS. É um serviço que permite provisionamento e balanceamento de carga automáticos, e monitoramento do seu aplicativo.
Agora que já falamos sobre aluguel de infraestrutura (IaaS) e plataformas para desenvolver (PaaS), vamos falar sobre o que é e como isso pode te ajudar a oferecer SaaS aos seus clientes e avançar no mercado.
Mas antes de começar, convido você para uma breve reflexão:
- Eu imagino que você saiba a importância do seu negócio inovar.
- Tem tido tempo para pensar em novas possibilidades e novos segmentos para atuação?
- Como você tem focado nas necessidades do seu cliente?
Ok, agora vamos lá!
SaaS – Software como serviço
Resumidamente, SaaS é software entregue como serviço, com acesso e utilização via web, com pagamento de acordo com o número de licenças ativas e com vários benefícios – para você e seu cliente – que veremos a seguir.
Ter a mente aberta sobre o SaaS pode acelerar o seu negócio
Se você desenvolve aplicações que rodam na rede interna, sua ou do seu cliente, sabe bem quais são as dificuldades em oferecer a solução: fazer a implantação, aplicar correções e atualizações etc.
Já aconteceu contigo de, ainda na apresentação de sua solução, descobrir que ela não teria a performance desejada no ambiente do futuro cliente?
Então, além de tentar convencê-lo que a solução ajudaria o negócio dele, você ainda precisou dar a notícia de que ele precisaria providenciar novos equipamentos?
Bem, quando isso acontece, provavelmente uma voz grita no ouvido do cliente: Nãããooo! Gasto! Custo! Não contrate!
Isso é péssimo para as vendas, não é?
E ainda há uma série de outros pontos que dificultam, ou até impossibilitam, as entregas. Então percebe que o modelo antigo pode estar atrasando seu negócio?
O mercado não dorme e constantemente tem novas exigências – e novas ofertas -, e é determinante para o sucesso de um negócio proporcionar e ter qualidade e agilidade.
Sabendo disso, muitos desenvolvedores estão facilitando e melhorando suas soluções, entregas e seu dia a dia: estão entregando suas soluções como SaaS.
Como você pode crescer oferecendo SaaS?
Esse modelo proporciona vários benefícios para você e seu cliente, dessa forma, é uma oferta que vai te ajudar a crescer. Entenda por que:
Sem necessidade de instalação
Você fornece login e senha para seu cliente para que ele utilize um produto completo, já hospedado, sem a necessidade de adquirir novos equipamentos e sem as demoradas instalações. É agilidade para começar a usar.
Custo por usuário
O modelo SaaS permite que seu cliente calcule o custo por usuário e tenha um melhor controle financeiro, pois é possível saber com antecedência a previsão dos gastos. Além disso, ele paga pela quantidade necessária de usuários. Sem licenças a mais.
Isso, sem dúvida, é ótimo para a oferta do seu produto e alguns passos à frente de seus concorrentes.
Acesso instantâneo às atualizações e agilidade para correções
Enquanto em um software tradicional para se ter acesso a uma versão mais nova seu cliente precisa comprar a nova versão e fazer a instalação – ou você precisa fazer isso para ele -, no SaaS as atualizações fazem parte do valor da mensalidade. Além disso, as atualizações são centralizadas e instantâneas.
Mobilidade de acesso
Seu cliente finalmente poderá ter mobilidade e acessar sua aplicação de onde estiver. Poderá trabalhar remotamente com segurança e agilidade.
Variedade de funcionalidades
Oferecendo SaaS, você deixa de se preocupar com muitas questões e pode se dedicar a criar e disponibilizar diferentes funcionalidades aos clientes, que na entrega tradicional seria muito mais trabalhoso e caro.
E agora?
Se o seu cliente ainda não tem acesso a esses benefícios, está na hora de repensar o que você está oferecendo a ele. Não deixe de lembrar que outras empresas já inovaram, estão oferecendo soluções muito boas e ganhando o mercado.
Se precisar de ajuda para avançar com o seu projeto de Cloud Corporativa, entre em contato com a CentralServer. Teremos prazer em ajudar!