A empresa, que já nasceu com seus sistemas rodando nativamente na AWS, selecionou os serviços de monitoração e gerenciamento da CentralServer para elevar o nível de controle e a segurança da infraestrutura em nuvem.

A Mobi7 provê soluções inovadoras de Gestão de Frotas, Car Sharing e Gestão de Times em Campo sempre com foco na eficiência operacional, aumentando a produtividade da frota e reduzindo custos de combustível e manutenção, além de prevenir acidentes dando feedback em tempo real para os motoristas.

O Desafio

A escolha da AWS para hospedar suas aplicações críticas levou a Mobi7 a desenvolver um know-how avançado no uso dos serviços do provedor. Apesar disso, havia o desejo de contar com um fornecedor qualificado para atuar na sustentação do ambiente em regime 7×24 e, com isso, liberar a equipe para focar no desenvolvimento das aplicações.

Segundo Ricardo Novo, CEO da Mobi7, “Buscamos sempre os melhores parceiros para nos ajudar a sustentar o crescimento da empresa e, no caso de nossa infraestrutura avançada em nuvem escolhemos a CentralServer pela comprovação de sua experiência em AWS e também na sustentação de serviços críticos em tempo real.”

A Solução

Após selecionar a CentralServer, foi iniciado o projeto com o mapeamento da estrutura, que faz uso de diversos serviços como: EC2, S3, RDS, ELB, Elastic Beanstalk, Route53, SNS, SQS e Lambda.

Em seguida, fez-se a integração dos sistemas de monitoração das duas empresas para a criação de um processo de escalation em que o time da CentralServer faz a primeira resposta a incidentes e, caso necessários, aciona a pessoas-chave da Mobi7.

Finalmente, fez-se o discovery e o registro dos recursos no console do CloudFlex, a solução da CentralServer que controla ativos existentes na AWS. Como explica Juliano Simões, CEO da CentralServer, “o CloudFlex ajuda a antever o esgotamento de recursos, facilita a auditoria de ações e o controle dos gastos com a nuvem”.

Impacto nos Negócios

A parceria entre as equipes resultou na otimização do uso da nuvem e ampliou a agilidade na resposta a eventos na infraestrutura. Houve também impacto positivo na produtividade dos desenvolvedores da Mobi7, que ganharam mais tempo para se concentrar nas aplicações no negócio.

Olhando para o Futuro

Desde o início do projeto houve um aumento de mais de 200% no consumo de recursos AWS decorrente do crescimento dos negócios da Mobi7. “Temos um horizonte de crescimento muito promissor e, para que isso siga ocorrendo de maneira sustentável, é fundamental que a estrutura AWS continue sendo gerenciada de acordo com as melhores práticas“, ressalta Ricardo Novo.

Na foto, Ricardo Novo (CEO), Gustavo Banzzatto Bergamo (R&D and Engineering Manager) e Pedro Pitt (Marketing and Product Manager).

Posts Similares