|

Nuvem Pública ou Privada? Conheça os modelos de cloud computing

Atualmente, as ofertas de serviços de computação em nuvem podem ser agrupadas em dois grandes segmentos, cada um com foco em diferentes públicos. Escolher a opção mais adequada para sua empresa pode determinar a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu projeto.

Provedores de Nuvem Pública

Os provedores que atuam nesse segmento, oferecem infraestrutura com serviço em escala global. Ao contratar fornecedores como Amazon AWS e Microsoft Azure você paga pelo consumo de recursos de CPU, memória, disco e rede; e conta com uma gama de ferramentas para implantar e manter o ambiente necessário às suas aplicações.

Como, nesse modelo, o consumo é atrelado a horas de utilização dos recursos, o gasto com a nuvem varia mês a mês, tornando mais difícil prever as despesas recorrentes. Devido a isso, muitas empresas recorrem a ferramentas e práticas de FinOps para otimizar os custos com computação em nuvem e alinhá-los aos objetivos da organização.

A nuvem pública pode ser definida pelo binômio: flexibilidade e complexidade. Há várias opções de contratação e configuração, o que muitas vezes leva à criação de aplicações que rodam apenas em nuvem de um provedor específico.

Nessa modalidade de serviço, o seu time de TI terá que desenvolver novos skills para operar a nuvem ou contratar uma consultoria especializada.

Nuvem Privada

Uma nuvem privada pode ser implantada tanto internamente quanto em um provedor de cloud como a Central Server, que integra tecnologias de virtualização a um painel que facilita o gerenciamento e serviços agregados de suporte técnico.

Via de regra, um provedor de nuvem privada oferece preteção nativa contra falhas na infraestrutura. Para isso, são usados mecanismos de alta disponibilidade, balanceamento, controle de acesso a disco e segmentação de redes e máquinas virtuais. A oferta de serviço costuma incluir serviços de valor agregados como backups, firewall, proteção contra ataques e suporte 24×7.

As palavras-chave que definem a nuvem gerenciada são serviços agregados e simplificação. O modelo permite usar a nuvem com confiabilidade para rodar aplicações novas e também migrar sistemas internos, ou on-premisses, trocando investimentos em CAPEX por OPEX.

A nuvem privada é especialmente útil para empresas que desejam focar a atenção da equipe de TI no seu core business ou para Agências e MSPs que administram sites e aplicações de clientes finais.

Conte com quem tem mais de 20 anos de experiência em cloud.

Solução de nuvem privada em Reais.

Posts Similares