Conforme notícias recentes, os ataques cibernéticos praticados contra governos e empresas privadas têm aumentado em quantidade e nível de sofisticação.

Nesses ataques, conhecidos como ransomware, os hackers criptografam os arquivos ou bancos de dados causando grande impacto na operação e na reputação da vítima. Infelizmente, a incidência desses crimes só tende a crescer devido ao interesse econômico no recebimento de resgates e à maior exposição das empresas pelo trabalho em home office que aumenta as possibilidades de invasão dos sistemas.

Para mitigar esses riscos, é necessário adotar de boas práticas de segurança, como as que apresentamos seguir:

  • implante um firewall para controlar o acesso à rede permitindo a passagem somente do tráfego estritamente necessário;
  • ative um servidor de VPN para restringir o acesso administrativo a servidores, aplicações e bancos de dados. Isso impede que um hacker use credenciais roubadas para invadir os sistemas;
  • use um antivírus eficiente que bloqueie sites e anexos maliciosos;
  • aplique correções de segurança sempre que disponíveis e não use softwares com vulnerabilidades conhecidas;
  • use senhas fortes, contendo 12 ou mais letras, números e símbolos;
  • use um cofre de senhas para guarda e individualização das suas credenciais;
  • use a autenticação de dois fatores nos logins, sempre que disponível;
  • altere as senhas regularmente;
  • treine a equipe para identificar ataques de phishing e engenharia social;
  • faça varreduras de segurança e testes de penetração regulares dos ativos de TI para verificar e corrigir eventuais vulnerabilidades.

Na CentralServer, você ativa cloud servers com facilidade e ainda pode instalar um antivírus para proteger o servidor contra diferentes tipos de malwares.

Além disso, é fundamental ter um backup eficiente. A CentralServer fornece um serviço de backup da VM que faz a cópia das máquinas virtuais a nível de infraestrutura. Isso é importante porque, mesmo que o invasor comprometa o servidor, ele não terá acesso aos backups. 

Também é necessário configurar o backup com um período de retenção igual ou superior a 4 dias, para permitir a recuperação dos dados caso os backups tenham sido feitos com os arquivos criptografados na origem, nos fins de semana ou feriados prolongados.

Quer saber mais? Veja este material rico que preparamos para ajudar você a melhorar a segurança no uso da nuvem:

Nossos Especialistas estão à postos para conversar sobre como tornar a sua operação na nuvem mais segura. Fale conosco!

Posts Similares