O papel do Cloud Computing na gestão estratégica do seu negócio

A consultoria IDC [1] previu que em 2016 a América Latina entraria em um modo mais “amplo e profundo” de adoção do Cloud Computing. Só no Brasil, 45% do total de investimentos em tecnologia são destinados à computação na nuvem. Em outras palavras, essa tecnologia passou, definitivamente, a fazer parte da gestão estratégica dos negócios.

Há ainda outras empresas de pesquisa em tecnologia da informação que afirmam que o ano de 2016 ficou marcado como o ano da confluência da computação em nuvem. Desde então, vivemos um caminho sem volta.

Um estudo da 451 Research [2] vai além em suas previsões: em 2017 a maior fatia dos investimentos em tecnologia nas empresas será feito em produtos e serviços de nuvem. O relatório, divulgado recentemente, prevê ainda que uma parcela significativa dos gastos com hospedagem e serviços em nuvem deve ser destinada à realização de melhorias em infraestrutura e serviços de aplicativos.

Os números indicam que, finalmente, os empresários entenderam que a nuvem já é sinônimo de computação de um modo geral. E os benefícios que ela oferece vão muito além da redução de custos, chegando até as ações de inteligência competitiva dos negócios.

Você já pensou em como a computação em nuvem pode auxiliar os objetivos estratégicos da sua empresa? Continue lendo para entender melhor essa afirmação!

A computação em nuvem como aliada da gestão estratégica

Para Phil Garland, Rob Gittings e Mike Pearl, três respeitados especialistas em TI nos Estados Unidos, a redução de custos é apenas o ponto de partida para a adoção da computação em nuvem. Em um artigo publicado pela consultoria PwC [3], os executivos apontam as razões pelas quais a tecnologia como serviço deve ser encarada dessa forma.

“As empresas estão tendo uma visão mais ampla: a nuvem como um novo motor para o crescimento do negócio”. Eles defendem que, ao eliminar as tradicionais restrições de TI (limitação de recursos, manutenção de consumo e incompatibilidade de sistemas), a computação em nuvem abre caminho para que a empresa busque crescimento e inovação.

A escalabilidade tecnológica trazida pelo Cloud Computing é realmente um divisor de águas. O caráter on-demand dos serviços e ferramentas permite que as empresas equipem melhor suas operações, tenham previsibilidade de investimento e alterem suas infraestruturas conforme suas demandas reais (para mais ou para menos, de acordo com o desenvolvimento dos negócios).

No artigo da PwC, os especialistas citam como exemplo um processo de fusão ou aquisição. Com soluções na nuvem, mesclar os recursos tecnológicos de duas ou mais empresas que se unem em uma única operação deixa de ser um processo demorado e traumático.

A computação em nuvem como motor de otimização de processos e melhorias na gestão estratégica

Na prática, diversos processos estratégicos de negócio são otimizados com a adoção da computação em nuvem. Veja, a seguir, quais são os principais:

Finanças: mais poder de análise e controle de investimentos

Para os analistas, a nuvem está trazendo mudanças boas para todos os aspectos das finanças das empresas (do planejamento à análise, passando por contabilidade e impostos).

Há também ganhos significativos no custo total de propriedade de TI, ou seja, todo o arcabouço tecnológico é otimizado, o que se reflete em economia e melhor mensuração dos resultados e da vida útil dos recursos.

Governança e segurança da informação: decisões acertadas com base em dados seguros

Com a otimização da infraestrutura de TI trazida pelo Cloud Computing, as empresas melhoram sua gestão estratégica. Os gestores conseguem controlar seus negócios com indicadores mais precisos e tomam decisões mais certeiras em tempo hábil.

Por outro lado, também a segurança dos dados corporativos é reforçada, uma vez que não é preciso fazer grandes investimentos em ferramentas de monitoria, por exemplo. São os provedores de serviços de nuvem (fornecedores de infraestrutura como serviço, por exemplo) que se encarregam de manter as informações armazenadas em seus centros de dados sempre íntegras, confiáveis e consistentes.

Marketing e vendas: mais tecnologia para ganho de mercado

Com a computação em nuvem, cada vez mais os planos de ação para ganho de mercado são ancorados na tecnologia. Os gestores dessas áreas contam com mais ferramentas (CRM, Business Intelligence, Analytics) para organizar e analisar dados de diversas fontes para criar estratégias de relacionamento com clientes, o que potencializa as vendas.

Evolução dos modelos de negócios: mais inteligência para a criação de novas ofertas

“À medida que mais empresas movem funções internas ou serviços de negócios para a nuvem, um novo tipo de ecossistema deve evoluir. Isso tornará mais fácil a criação de parcerias através da integração perfeita, além de criar e comercializar novos serviços empresariais”, afirmam os executivos da PwC.

Em outras palavras, a gestão estratégica dos negócios baseada na nuvem ajuda as empresas a repensar seus modelos de negócios, criar ofertas a partir de um conhecimento mais amplo dos clientes, otimização dos processos produtivos, entre outros aspectos.

A computação em nuvem tratada de forma estratégica

Para finalizar, é preciso que os gestores de negócio e os de TI entendam que a computação em nuvem deve ser vista também de uma forma estratégica. Ela exige uma quebra de paradigmas; uma nova forma de ver e utilizar a tecnologia.

De acordo com um estudo global realizado pela Cisco [4], cerca de 69% das empresas que já conhecem os benefícios e já adotaram algum serviço baseado nesta tecnologia, ainda não têm estratégias maduras para lidar com ela. E isso é preocupante, pois significa que há pouco planejamento e também pouco alinhamento com os objetivos de negócio.

Adotar o Cloud Computing é uma ótima oportunidade para criar sinergia entre a gestão estratégica e a tecnologia. Executivos de negócios e de TI devem unir forças para buscar soluções focadas nos objetivos corporativos, o que exige do departamento de tecnologia uma atuação mais consultiva, e da direção da empresa uma melhor abertura para as sugestões de serviços e ferramentas baseadas na nuvem.

Agora que você já sabe da importância da computação em nuvem na otimização da gestão estratégica da sua empresa, fale sobre o seu projeto de uso ou migração para a nuvem com um dos nossos Especialistas!

Posts Similares