Ti estratégica

O mundo vem enfrentando uma grande transformação digital e a área de tecnologia tem adquirido cada vez mais um papel de protagonista nas organizações. Independentemente da área de atuação, qualquer empresa que busca a durabilidade, crescimento e sucesso precisa ter uma TI estratégica.

Mas o que isso significa? Que não basta ter uma equipe dedicada para suporte ou funções operacionais, e sim um setor robusto, que atue em conjunto com todas as áreas da empresa para facilitar a tomada de decisões e definição de estratégias e acompanhamento dos resultados.

Para que a TI chegue nesse nível, no entanto, é preciso que exista um alinhamento do planejamento estratégico de TI e Corporativo. Dessa forma, o time poderá agir de forma proativa, sendo muito mais efetivo na busca e identificação de oportunidades e sugerir mudanças.

Na CentralServer, sabemos que a TI Estratégica pode ser usada para alavancar os resultados de sua empresa Confira os detalhes a seguir.

O que é TI Estratégica?

Quando se trata de TI Estratégica, estamos falando de funções que vão além da rotina padronizada, pois ela representa uma visão diferente e muito mais ampla das capacidades e responsabilidades do setor. Indica um trabalho independente dos profissionais com o intuito de melhorar processos e otimizar os resultados da empresa.

Ou seja, seu foco não é atender às demandas de outros departamentos, mas atuar de forma própria para construir e analisar estratégias, assim como criar ferramentas em prol da empresa, em várias frentes diferentes.

Qual a importância da TI Estratégica?

Podemos dizer que a importância da TI Estratégica é proporcional à relevância da tecnologia no mundo corporativo. Por isso, desenvolvê-la significa aumentar as possibilidades de ganho para a empresa, tanto em relação à produtividade como em relação à otimização de processos.

Além de atuar de forma independente, o time também pode contar com a colaboração de outras áreas, como comercial, marketing e finanças, o que pode refletir em diversas melhorias.

Outro fator de destaque da TI estratégica é a sua utilização para o processo de tomada de decisões. Com mercados passando por constantes mudanças e cada vez mais competitivos, as organizações precisam tomar decisões rápidas e precisas. Para analisar, filtrar e gerar informações relevantes em tempo hábil, tecnologias como Big Data e Data Driven podem ser utilizadas.

Essas ferramentas possibilitam a coleta de dados internos e externos, se integram com outros sistemas como ERP e disponibilizam rapidamente indicadores, benchmarking, informações de mercado e dos clientes. Em outras palavras, tudo o que a empresa precisa para captar e fidelizar clientes, melhorar os processos e criar produtos inovadores.

Quais os benefícios da adoção da TI Estratégica?

Redução de custos

Com o setor de TI estratégico atuando, é possível reduzir custos de várias formas. Uma delas é ao realizar investimentos em novos equipamentos. Em vez de comprar um padrão para todos, a área primeiro analisa a usabilidade de cada colaborador, define o perfil de hardware necessário e, apenas depois disso, os equipamentos são comprados. Desse modo, as necessidades de uso e performance são garantidas, mas com uma necessidade de investimento consideravelmente menor.

Acompanhamento da inovação do mercado

Com o departamento de TI tendo maior liberdade e tomando parte das decisões mais importantes da empresa, a área terá obrigação de estar inteirada com as inovações do mercado. Esse conhecimento será importante para que o departamento consiga oferecer um terreno sólido para que os outros setores possam aumentar a taxa de sucesso de suas decisões.

Com profissionais alinhados às tendências e às novas tecnologias, a TI Estratégica poderá apontar propostas e caminhos para a empresa, como:

  • quais produtos abandonar;
  • áreas que devem receber mais investimento para inovação;
  • como e onde se comunicar com o público.

Garantia de um ambiente seguro

Depois dos colaboradores, a informação é um dos fatores mais preciosos para qualquer organização. É por esse motivo que a segurança é uma das principais responsabilidades da TI estratégia. Eles são responsáveis por homologar os softwares utilizados, gerir as permissões de acesso e treinar as equipes.

Com essas e outras ações, eles garantem a consolidação de um ambiente seguro para a troca de informações e atuam de forma preventiva para que a empresa não tenha as suas operações interrompidas ou seus dados roubados.

Melhor monitoramento das equipes

Como dito por William Edwards Deming: “Não há sucesso no que não se gerencia”, e um dos principais fatores para o gerenciamento eficaz é o monitoramento. É para suprir essa necessidade que uma TI Estratégica pode ser um grande diferencial.

Só o departamento de tecnologia é capaz de criar e implementar ferramentas que melhorem e facilitem o monitoramento das equipes de forma ampla e concreta. Além disso, tendo a sua capacidade produtiva aumentada, o setor de TI poderá oferecer dados mais coesos das equipes.

Geração de sinergia entre as áreas

Como a TI estratégica está diretamente ligada ao planejamento corporativo, todas as áreas poderão usufruir dos seus benefícios. Além disso, o cruzamento das informações pode gerar insights relevantes, aumentar a colaboração entre as áreas e, por meio da sinergia, alavancar os resultados.

Desenvolvimento de uma cultura de inovação

A empresa que aplica a TI estratégica incute nos seus colaboradores uma cultura de inovação e melhoria contínua, além de mostrar que a sua atividade agrega valor para toda a sociedade. Esse fato é muito relevante, pois colaboradores com propósito produzem mais, são muito comprometidos e permanecem mais tempo na empresa.

E os benefícios não ficam apenas dentro da empresa. Outra vantagem da cultura da inovação é ganhar uma legião de fãs que aguardam ansiosamente pelos lançamentos de novos produtos e serviços, que geralmente são vendidos por preços mais elevados, pois o cliente considera o valor agregado muito maior que o preço.

A TI estratégica é essencial para as organizações que desejam alavancar os seus resultados. Por isso, deve estar diretamente ligada à estratégia de negócios e interagir com todas as áreas da empresa. Se bem implantada, poderá melhorar os processos, reduzir custos, otimizar a comunicação, melhorar o nível de serviço, atrair novos cliente e aumentar a rentabilidade da empresa. E a sua empresa? Já reconhece a importância desse setor?

Gostou de saber sobre as vantagens da TI Estratégica? Então, que tal falar sobre o seu projeto de uso da nuvem conosco? Clique aqui e peça o retorno de um Consultor Cloud da CentralServer.

Posts Similares