O ritmo das inovações tecnológicas no mundo é mais rápido hoje do que em qualquer outro momento na história.

Há apenas alguns anos, a computação na nuvem era considerada uma tecnologia de ponta. Hoje, já consolidada como uma plataforma madura e robusta, tecnologias de infraestrutura na nuvem estão coordenando muitos avanços e criando novos paradigmas nas áreas de negócios, saúde, pesquisa e em todo o mundo interconectado.

Com isso, novas tecnologias surgem a cada momento, e é preciso estar em dia com as tendências de TI no mercado para que sua empresa se mantenha competitiva e diferenciada para o público consumidor.

Interessou pelo assunto? Então, acompanhe neste post as tecnologias que serão estratégicas para o crescimento da maioria das organizações. Confira a seguir!

1. Novidades em cloud computing

computação na nuvem colaborou para que muitas organizações se transformassem nos últimos cinco anos. Contudo, alguns experts no assunto dizem que o mercado está entrando em uma espécie de “segunda onda”, tanto para serviços de nuvem pública quanto privada, principalmente no que tange ao IaaS.

O mercado de cloud computing vai seguir acelerando por muitos anos, uma vez que empresas buscarão ganhar mais eficiência enquanto aumentam a capacidade de seus recursos computacionais para melhor atender ao público consumidor.

Alguns movimentos e análises do mercado corroboram com essa tendência. Por exemplo, uma pesquisa da Forrester Research estima que a computação na nuvem está crescendo 22% ao ano, e o destaque principal fica para serviços de infraestrutura e plataforma na nuvem.

Outros fatores, como inteligência artificial e IoT, serão cada vez mais integrados em aplicações na nuvem, além da contínua construção de data centers ao redor do globo — colaboram para manter o cloud computing como uma tecnologia que ainda será central para o desenvolvimento de negócios ainda por muitos anos.

2. O desabrochar do blockchain

A tecnologia por trás da criptomoeda Bitcoin, o blockchain, tem a função de atestar e confirmar a posse de bens e finanças de maneira incontestável — e essa tecnologia continuará chegando cada vez mais perto de você. O blockchain já encontrou muitos usos fora das Bitcoin e as pioneiras desse uso são as FinTechs.

No futuro, o blockchain será usado na verificação de identidade no varejo online, na compra e venda de imóveis, nas redes de abastecimento, para mudar a maneira como a internet funciona e também na música digital, garantindo que os artistas recebam por seus trabalhos. Prepare-se para um futuro onde o código é a lei.

3. Mais investimentos em IA

Inteligência artificial (IA) e o aprendizado avançado de máquinas (do inglês machine learning) são compostos de muitas tecnologias e técnicas (por exemplo: aprendizagem profunda, redes neurais e processamento de linguagem natural).

Estamos vivendo um momento em o ChatGPT e outros modelos de linguagem avançados são usados para transpor os limites dos algoritmos tradicionais baseados em regras, criando sistemas que podem entender, aprender, prever, adaptar e potencialmente operar de maneira autônoma. Dessa forma, máquinas começam a ganhar capacidade de interação extraordinárias.

A IA aplicada e o aprendizado avançado de máquinas dão origem a um espectro de implementações inteligentes, incluindo tanto dispositivos físicos (robôs, veículos autônomos, eletrodomésticos etc) quanto apps e serviços (como assistentes virtuais, por exemplo).

4. A Internet das Coisas – IoT

Milhares de dispositivos conectados, todos se comunicando pela nuvem e integrados a sistemas de monitoramento em tempo real e de análise de dados. Com desenvolvedores correndo para criar dispositivos para a Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, ou IoT) e com muitos projetos conceituais em andamento, o grande prêmio vai para quem conseguir criar uma boa e usável plataforma operacional para toda a IoT.

Quem quer que consiga criar a melhor plataforma terá ganhos extraordinários, uma vez que a receita gerada por tecnologias ligadas a IoT terá um crescimento cada vez maior.

5. Mais realidade aumentada e realidade virtual

Nós já vimos grandes avanços em realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) nos últimos anos. Os óculos de VR têm recebido avaliações positivas e milhares de apps e games em realidade virtual já estão disponíveis para uso.

E, uma vez que o trem estiver a todo vapor, vamos presenciar versões em RA e RV de praticamente tudo no mundo físico. E, com isso, amplas oportunidades de marketing surgirão.

6. O nascimento dos gêmeos digitais

Um gêmeo digital é um modelo dinâmico de software sobre um objeto ou sistema físico, que se baseia em dados coletados por sensores para compreender seu estado, responder a mudanças, improvisar operações e acrescentar valores.

Gêmeos digitais são a combinação de dados e inteligência que representam a estrutura, contexto e comportamento de um sistema físico de qualquer tipo. Eles oferecem uma interface que permite ao usuário entender operações do passado e do presente e fazer previsões a respeito do futuro.

Dentro de alguns anos, centenas de milhões de objetos serão representados por gêmeos digitais. Organizações vão usá-los para agir de forma proativa na hora de realizar reparos ou planejar serviços de equipamentos, processos de manufatura, operar fábricas, prever erros de maquinário e melhorar o desenvolvimento de produtos.

7. Aumento de aplicativos de malha e arquitetura de serviços

No universo dos aplicativos de malha e arquitetura de serviços (MASA), apps para mobile, desktop e IoT linkam para uma malha abrangente de serviços de backend para criar o que os usuários verão como uma única “aplicação”.

A arquitetura encapsula serviços e expõe APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, em português) em múltiplos níveis e por meio dos limites organizacionais, equilibrando a demanda por agilidade e escalabilidade de serviços com harmonia e reúso de sistemas.

A principal inovação dessa malha de dispositivos é a expansão do conjunto de terminais que as pessoas vão usar para acessar aplicativos ou informações e interagir com indivíduos, comunidades, governos e negócios.

Esteja pronto para as tendências de TI

Seja qual for a atividade da sua empresa, a tecnologia certamente terá um grande impacto na maneira como seus funcionários conduzirão suas tarefas e também como os consumidores olharão para sua organização.

E o mais interessante é que a computação na nuvem tem um papel crucial em todos esses avanços.

Tem um projeto de uso da nuvem e que contar com um parcerio especializado? Clique aqui e preço o contato de um Especialista da CentralServer.

Posts Similares