Como a nuvem Azure contribui para o desenvolvimento de software

Como a nuvem Azure contribui para o desenvolvimento de software

por Jaqueline Tiburcio*

Oi, Desenvolvedor, esta mensagem é pra você!

Seu cliente espera que a aplicação contratada funcione, certo?

Ou seja, ele não paga somente pela aplicação que irá atender às suas necessidades, paga também para não se incomodar com assuntos que não são o foco do seu negócio.

Então, a computação em nuvem é sua aliada para fornecer essa entrega completa, que é o que realmente importa para seu cliente.

Hoje vamos falar sobre como a Azure facilita essa tarefa.

Por que usar a nuvem Azure

Com infraestrutura disponível em todo o mundo, inclusive no Brasil, a Azure fornece um ambiente robusto e confiável de serviços para os mais variados tipos de aplicações.

Disponibiliza uma ampla variedade de máquinas virtuais (VMs), o que possibilita que você as contrate na medida certa para cada tipo de aplicação.

É indicada, inclusive, para aplicações que exigem alto processamento e comunicação rápida.

Assim como em outras nuvens públicas, sua contratação é flexível e o pagamento é sob demanda, o que garante que você pague somente pelo que usar e possa escalar os recursos conforme sua necessidade.

A segurança na Azure

Com décadas de experiência em tecnologia de ponta, a Microsoft fornece uma nuvem com mais de 70 certificações de conformidade.

Continuidade de negócios é prioridade, então ela investe fortemente em ferramentas e práticas para evitar indisponibilidade, e em recursos para recuperação de desastres.

Sua segurança multicamadas oferece um conjunto exclusivo de serviços que permitem que você aplique e utilize boas práticas para proteger suas VMs. Disponibiliza, inclusive, diversas formas de criptografia.

Esses esforços possibilitam que suas aplicações sejam desenvolvidas em uma plataforma segura e que você possa fazer uma entrega de qualidade para os seus clientes.

Contribui para que o DevOps seja uma realidade

Que tal usar a estratégia para aumentar a agilidade da sua equipe?

O DevOps oferece muitos benefícios para seu negócio. A metodologia  resulta em maior produtividade e melhora da qualidade das entregas, promove redução de custos e diminui o retrabalho.

Se você busca ferramentas para implantar DevOps, saiba que o Azure oferece, não apenas uma, mas diversas ferramentas para isso.

Começar a desenvolver na Azure

A Azure oferece ferramentas para que você comece projetos rapidamente em qualquer plataforma ou linguagem, além de trabalhar em ambientes de desenvolvimento integrados.

Suporta Linux e outras tecnologias baseadas em software livre.

Essa facilidade de criar aplicações nativas na nuvem promove agilidade em seu negócio e qualidade para os seus clientes.

Levando suas aplicações para a Azure

Muitos desenvolvedores escreveram suas aplicações em cima de uma infraestrutura local e, hoje, reconhecem a importância e benefícios da utilização a nuvem.

Mas, muitas vezes, acabam adiando a tarefa porque acreditam que terão, obrigatoriamente, que começar o trabalho do zero.

Se esse é o seu caso, saiba que você também pode aproveitar os benefícios da nuvem. Na Azure você tem opções para a migração de aplicativos já existentes.

É possível, por exemplo, migrar sua aplicação já hospedada em um data center local para o Azure sem alteração no código usando Remote Desktop Services (RDS). Dessa forma, a aplicação será acessada dentro de uma VM.

Você também pode migrar fazendo pequenas alterações no código. Inclusive aplicar alterações de configurações específicas para que sua aplicação funcione melhor na Azure.

Por outro lado, se o seu objetivo é oferecer aos clientes uma aplicação nativa na nuvem, para dar mais agilidade ao negócio, você pode ativar, em poucos cliques, recursos para criar sua aplicação na Azure.

Está pensando em utilizar a Azure?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Azure e algumas de suas possibilidades para levar sua aplicação para a nuvem, vamos conversar?

Somos um Azure CSP (Cloud Service Provider) certificado pela Microsoft com expertise na entrega de soluções gerenciadas de computação em nuvem.

Nosso time de especialistas em cloud pode ajudá-lo a entender melhor como o Azure contribui para o seu negócio e como aproveitar os recursos para tirar vantagens da nuvem.

Solicite nosso contato!

*Jaqueline Tiburcio é Analista de Comunicação na CentralServer.

Gostou desse conteúdo?

Fique atualizado recebendo gratuitamente nossos artigos diretamente no seu email

(Visualizado 64 vezes, 1 vezes visualizado hoje)