A busca por tornar as operações mais ecológicas entrou definitivamente na pauta das organizações que estão priorizando os programas Ambientais, Sociais e de Governança, ou ESG (do inglês, “Environmental, Social, and Governance”).

Ao mesmo tempo, as empresas estão aumentando o uso de serviços em nuvem, como parte de seus processos de transformação digital, o que é bem-vindo, já que a computação em nuvem contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Isto ocorre devido à otimização em larga escala da infraestrutura dos provedores de nuvem, o que faz com que a quantidade de energia usada para processar e armazenar os dados seja consideravelmente menor em comparação com os equipamentos usados em um data center tradicional.

Adicionalmente, para lidar com a atualização constante do parque de equipamentos, os provedores criaram processos avançados de tratamento e descarte adequado do lixo eletrônico.

Por fim, é importante lembrar que ser ambientalmente consciente vai além de utilizar o hardware da melhor maneira. Quando você acessa dados por meio de soluções em nuvem, também ajuda nas metas ESG. Isto porque o alto poder de processamento e a conectividade da computação nuvem reduz o tempo de acesso aos dados e, consequentemente, a energia gasta na coleta e análise das informações.

Líderes de negócios buscam a nuvem para progredir com o ESG

Uma pesquisa da PwC com mais de 500 executivos de empresas da Fortune 1000 mostrou que 60% dos líderes de negócios estão usando ou planejam usar a nuvem para aprimorar os relatórios ESG e 59% usam ou planejam usar a nuvem para melhorar suas estratégias ESG.

Fonte: https://www.pwc.com/us/en/tech-effect/cloud/esg.html

Outra pesquisa, realizada pela Accenture, identificou que a migração para a nuvem pública pode resultar numa redução de 5,9% no total de emissões vindas das áreas de TI, ou quase 60 milhões de toneladas de CO2 globalmente por ano, o que equivale a retirar 22 milhões de carros das ruas.

Ou seja, além dos já conhecidos ganhos em agilidade e inovação, usar a nuvem ajuda a sua empresa a conquistar os objetivos ESG e contribuir para um mundo mais verde!

Quer contar com um parceiro especializado em cloud para avançar com o seu projeto de ESG? Então fale com um dos nossos Especialistas.

Conte com um especialista em cloud para o seu projeto de ESG.

Fale com um Consultor.

Posts Similares