| |

Nuvem Pública ou Privada? Entenda os modelos e faça a escolha certa

Com o avanço da transformação digital, a computação em nuvem tornou-se peça-chave para a inovação e continuidade operacional das empresas. Mas, diante de tantas opções, surge uma dúvida estratégica: optar pela flexibilidade da nuvem pública ou usufruir da previsibilidade e controle da nuvem privada?

Nuvem Pública: flexibilidade e escalabilidade, mas com complexidade e menor controle

Provedores globais como AWS, Azure e Google Cloud oferecem infraestrutura em escala massiva, baseada no consumo por demanda de CPU, memória, armazenamento e rede. Esse modelo traz flexibilidade e rápida escalabilidade, tornando-se atraente para projetos dinâmicos e que enfrentam variações de volume cotidiano.

Porém, a flexibilidade tem um custo: as cobranças variam conforme o uso, dificultando a previsibilidade orçamentária e exigindo práticas avançadas de FinOps para evitar gastos inesperados. Além disso, a complexidade de configuração e contratação é alta, especialmente por conta das inúmeras opções de recursos, integrações e customizações. Isso muitas vezes resulta em aplicações desenhadas especificamente para um único provedor, dificultando futuras migrações.

Outro aspecto importante: operar ambientes em nuvem pública demanda, do seu time de TI, novas habilidades e dedicação constante – ou, alternativamente, o apoio de consultorias especializadas, aumentando a dependência de mão de obra qualificada.

Nuvem Privada: facilidade de uso e previsibilidade para garantir o sucesso

A nuvem privada alia o melhor da tecnologia de virtualização a um ambiente dedicado e protegido, podendo ser hospedada internamente ou contratada em provedores de data center virtual como a Central Server.

Ao optar por uma nuvem privada, sua empresa ganha proteção nativa contra falhas de hardware a nível de infraestrutura, graças a mecanismos robustos de alta disponibilidade e isolamento entre ambientes. Além disso, serviços importantes como backup automatizado, firewall gerenciado, proteção contra ataques de DDoS e suporte técnico 24×7 são oferecidos para proteger ainda mais o seu negócio.

O modelo de nuvem privada também elimina a necessidade de grandes investimentos iniciais (CAPEX), substituindo-os por despesas operacionais (OPEX) de fácil previsão e gestão. Assim, é possível migrar sistemas legados, modernizar aplicações internas ou hospedar soluções de missão crítica com máxima confiabilidade, performance e atendimento local.

Na Central Server, oferecemos um painel intuitivo e suporte especializado para simplificar a administração da nuvem, criando camadas de serviços que tornam a jornada mais segura e eficiente, além oferecer servidores virtuais a preços preços muito acessíveis.

Nuvem privada segura!

Contrate com quem mais de 25 anos de experiência.

Posts Similares