retenção de talentos

A retenção de talentos nas organizações, além de buscar proporcionar bons níveis de resultados, tem ainda algumas outras vantagens que precisam ser bem entendidas. 

Se você quer fazer a sua empresa crescer e ao mesmo tempo garantir a manutenção da ótima qualidade das suas entregas, precisa prestar muita atenção à gestão do seu pessoal. Para te ajudar nisso, listamos os pontos principais para que você possa entender um pouco melhor sobre o assunto.

Visibilidade no mercado

É importante destacar que uma retenção de talentos bem feita pode ajudar também a imagem da organização perante o mercado.

Um negócio que tem um alto índice de rotatividade — contratando e demitindo um alto número de empregados por ano — pode ser entendido como pouco maduro ou ineficiente.

Ter alguma troca de funcionários no decorrer do tempo é algo que pode ocorrer, contudo, se a empresa está constantemente contratando e demitindo, você pode estar fazendo escolhas ruins de profissionais, ter um plano de cargos com muitas falhas ou não estar sabendo identificar os perfis adequados para as funções.

A alta rotatividade pode afetar a qualidade dos produtos. Ao não conseguir reter pessoal, provavelmente não haverá tempo suficiente para conseguir capacitar todos os colaboradores como deveria e isso implica em baixa qualidade.

Solidez do conhecimento corporativo

Dando seguimento no último ponto do item anterior, manter um alto grau de retenção de talentos significa que as chances de maturidade operacional, técnica e estratégica do pessoal tendem a ser maiores.

O conjunto de regras, políticas e práticas que são adotadas em uma organização, junto à vivência voltada para a produção e gestão do negócio, fazem parte do que podemos chamar de conhecimento corporativo.

Esse é o tipo de conhecimento que está distribuído e espalhado por todos os locais  da empresa e, por mais que se tenha documentado a maior parte dele, em regulamentos internos, diretrizes de políticas de trabalho e coisas do tipo, ele está diretamente ligado às pessoas que trabalham na organização.

Ainda que se tenha uma receita bem detalhada e mantenha todos utensílios necessários em uma cozinha, se trocar de cozinheiro, provavelmente vai demorar um pouco até conseguir acertar exatamente o gosto dos pratos que eram feitos pelo cozinheiro anterior.

Para garantir que a produção também não desande, é importante reter seus talentos.

Melhoria do ambiente de trabalho

Bons resultados dependem de um ambiente de trabalho favorável. Se você tem um planejamento estratégico bem estruturado e quer ter maiores chances de atingi-lo com sucesso, busque reter seus melhores profissionais.

Sentindo-se seguros em sua organização, os funcionários tendem a compartilhar mais abertamente suas linhas de raciocínio e trocar informações. Esse ambiente mais tranquilo e favorável promove a maturidade do negócio.

Isso ocorre porque quanto mais um colaborador se sente ameaçado em sua posição ou infeliz com a realidade que vivencia na empresa, maiores as chances de ele reter informações. Esse tipo de prática prejudica a todos, tanto ele mesmo quanto a sua empresa.

Sendo assim, ao buscar criar condições em que seus funcionários sintam-se confiantes o suficiente para focar em suas atividades e nos resultados da empresa, a tendência é que o clima organizacional mantenha-se mais agradável.

Economia

Além do aumento de produtividade, melhoria do ambiente de trabalho e visibilidade no mercado, uma retenção de talentos de sucesso também proporciona uma grande economia dentro da empresa.

Isso acontece de várias formas diferentes. Podemos pensar diretamente nos custos de contratação e demissão de empregados. Por si só, são valores que pesam para todas as empresas e que demoram a ser recuperados.

Precisamos considerar também o tempo necessário para preparar os novos colaboradores. Eles passarão por um tempo de adaptação, podendo, inclusive, não permanecerem no negócio, o que gera mais gastos. Ainda que fiquem, precisarão de um certo tempo até conseguirem atingir o mesmo nível de resultados do funcionário anterior.

Outro ponto importante nessa questão de gastos com a rotatividade é a questão do desperdício e das falhas. No início, é comum que esse tipo de acontecimentos sejam mais frequentes. Não estando familiarizados com procedimentos internos, técnicas e equipamentos, as chances de haver erros é muito maior.

Treinamentos e novas capacitações também serão necessários para que se possa tentar repor mais rapidamente o capital intelectual perdido na saída de funcionários mais gabaritados.

Competitividade

Precisando refazer constantemente a equipe, a visão crítica dos gestores de nível tático ficará comprometida. Isso ocorre porque, não tendo uma operação funcionando de maneira muito estável, a análise de dados e os indicadores acabam sendo prejudicados.

Se a organização tem um funcionamento estável e com poucas variações, fazer a avaliação do resultado é algo que se torna mais fácil e efetivo. Fica mais tranquilo também conseguir desenvolver testes para a melhoria de processos quando se promovem intervenções pontuais na esteira de produção e se mantém uma mensuração de resultados constante e bem vigiada.

Contudo, se a rotatividade é alta e se as variáveis internas estão sempre oscilando, a chance de conseguir desenvolver um trabalho de melhoria continuada vai se tornar extremamente mais difícil.

Tudo isso implica grandes variações do nível de competitividade, que é algo que não se pode brincar quando o assunto é a sobrevivência e o futuro de um negócio. Sendo assim, garanta melhores chances de resultados para a organização, buscando manter o nível de rotatividade sob controle.

Agora que você já consegue entender bem melhor alguns dos principais benefícios da retenção de talentos nas organizações, não deixe de se manter bem informado e atualizado sobre as melhores práticas de gestão no mercado.

Acompanhe os conteúdos no Blog da CentralServer e siga aprendendo como a computação em nuvem ajuda a tornar a sua empresa um grande caso de sucesso!

Posts Similares