gamificação

A inclinação humana para a disputa estimula e, ao mesmo tempo, une as pessoas. E nós podemos
usá-la a favor dos negócios. Para isso, muitas empresas utilizam a Gamificação. Neste artigo, vamos mostrar como ela pode te ajudar a definir estratégias, melhorar o engajamento de seus colaboradores, a produtividade e o clima organizacional.

O que é Gamificação?

Nesse modelo, elementos e princípios de jogos são utilizados num formato de aplicação para a resolução de desafios e tarefas pré-determinadas de acordo com o objetivo da empresa. Nele, problemas complexos são transformados em games e fazem com que os usuários se dediquem para resolvê-los com o uso de estratégias e táticas.

Tarefas nem sempre tão prazerosas se tornam mais interessantes, pois os jogadores são desafiados constantemente e isso capta sua atenção e dedicação, além de receberem recompensas pelas interações, avanços e desafios superados. As recompensas variam desde incentivos como medalhas – ou “badges”, termo utilizado em Gamificação -, até prêmios maiores ou dias a mais nas férias.

Motivação e cumprimento de desafios

As recompensas rápidas, respostas positivas e desafios constantes geram prazer instantâneo ao cérebro, fazendo com que os jogadores realizem as tarefas e se dediquem a procurar soluções por pura satisfação.

O sentimento de vitória ou avanço na competição traz motivação às pessoas. Vencer obstáculos, cumprir metas e receber feedbacks positivos ou recompensas são boas formas de estímulo.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais confiantes e, ao mesmo tempo, desafiadas, o que gera mais vontade de seguir conquistando objetivos maiores.

Os desafios também estimulam a necessidade de criar estratégias e aprimorar cada vez mais a forma de chegar aos objetivos, ou seja, gera maior procura por soluções.

Como pode ajudar nas empresas?

As empresas podem utilizar a Gamificação de diversas formas de acordo com o objetivo. Há possibilidade de definir comportamentos que a organização deseja que sejam seguidos, estimular o pensamento crítico do grupo para que novas possibilidades sejam levantadas, maximizar o cumprimento de metas por meio de desafios que existem na vida real, uma vez que são trazidos ao game para simulação de como resolver o problema, sempre proporcionando recompensas e reconhecimento.

As empresas podem contar com muitas vantagens utilizando essa forma de estímulo aos colaboradores. Veja algumas delas:

  • Melhora o engajamento entre os colaboradores: O clima organizacional é, sem dúvida, um dos pontos mais expressivos da implantação da Gamificação nas empresas. É possível criar situações nas quais a equipe necessite se unir por um único ideal, pensando como grupo, não de forma isolada. É uma opção para observar como cada um trabalha e age de acordo com as situações e adversidades. Aqui também é possível perceber como cada colaborador se comporta em relação às regras.
  • Identifica possíveis líderes na equipe: Pelo fato de ser uma espécie de dinâmica que simula situações reais, é possível observar a forma de agir das pessoas como equipe e os potenciais líderes do grupo, o que é bastante proveitoso para definir as estratégias da empresa.
  • Estimula novas ideias: Muitas vezes, perde-se o costume de ouvir as ideias de inovações dos colaboradores da empresa, então oportunidades são perdidas. A Gamificação pode ajudar a retomar a vontade de interagir e sugerir novas possibilidades.
  • Retoma questões esquecidas: Algumas práticas são esquecidas pelos colaboradores com o passar do tempo. Esses games que envolvem desafios, recompensas e feedbacks constantes ajudam a recuperar a vontade de contribuir com a empresa. Assim como também possibilita uma retomada de padrões muitas vezes esquecidos pela equipe, como boas práticas em seu trabalho. Podem ser resgatados valores como responsabilidade com o horário de trabalho, entregas, boa postura profissional e maior colaboração com os colegas.
  • Aumenta seus lucros: Se a equipe está engajada, o grupo colabora mais com o objetivo geral da empresa. Se o clima organizacional é bom, pessoas trabalham mais felizes, o que contribui para uma cadeia de efeitos positivos, e um deles é o lucro.

Como implantar na sua empresa?

Primeiro, é preciso definir o objetivo a ser atingido e entender o motivo para utilizar a Gamificação na sua empresa. É possível focar o objetivo do game, por exemplo, em aumentar as vendas, fomentar novas ideias, reduzir o tempo de processos.

Para descobrir quais as necessidades da organização, você pode analisar os indicadores de desempenho da sua empresa. É muito importante sempre estar atento a essas informações, pois elas são guias que norteiam seu negócio, mostram os pontos positivos e as falhas, fazendo com que melhores decisões possam ser tomadas.

E é muito importante estabelecer as regras da disputa, as estratégias e as recompensas. Não se pode deixar de definir internamente as ações que serão tomadas para melhorar os pontos negativos levantados.

A equipe pode acompanhar os resultados, visualizar as conquistas dos colegas e compartilhar as suas vitórias nas redes sociais, o que contribui de forma considerável com o engajamento e visibilidade da empresa.

Com isso, você já pode começar a utilizar mais essa estratégia e dispor de muitas vantagens e um clima organizacional renovado.

E aí, você já pensou na possibilidade de integrar e melhorar o desempenho da sua equipe com estratégias como Gamificação, Scrum e DevOps? Então siga lendo os nossos conteúdos.

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