reter os talentos

A área de Tecnologia da Informação é um dos setores que mais demandam profissionais no Brasil. De acordo com pesquisa da Brasscom, haverá aumento de 30% nas contratações de profissionais de TI nos próximos anos, situação que leva gestores a buscarem talentos qualificados que, em consequência, também querem as melhores oportunidades para se destacar na profissão.

O que é preciso, então, para reter os talentos da TI em sua empresa? Separamos para você algumas ações que podem ser colocadas em prática para manter os seus talentos. Acompanhe com a gente!

Crie uma cultura corporativa positiva

As pessoas precisam estar em sintonia com a missão, visão e valores da organização.

Comece selecionando as pessoas que tenham maior afinidade com o seu negócio e os valores da organização. Dessa forma, a chance de a pessoa permanecer por mais tempo é maior.

Procure agregar valor ao trabalho das pessoas. Conversar periodicamente com o time e manter uma postura clara dos objetivos da empresa é um ótimo início. Ao criar uma cultura positiva, os colaboradores se sentirão mais seguros para arriscar e até mesmo entregar mais do que o esperado.

Aposte na carreira em Y

Na carreira em Y, o profissional de TI tem a possibilidade de escolher seguir uma carreira de gestão ou optar por atuar como especialista no segmento da tecnologia de informação.

Para que o profissional se sinta confortável em escolher entre as duas opções, é importante oferecer igualdade de benefícios para especialistas e generalistas. Isso é determinante para o sucesso da implantação do modelo de carreira em Y em toda a empresa.

Ajude seus funcionários a crescerem profissionalmente

Investir na capacitação e atualização dos profissionais de TI é algo essencial se você deseja reter talentos. Isso porque, para manter a equipe atualizada e motivada, os profissionais precisam estar alinhados com as novidades do mercado. Para isso, incentive-os a participar de fóruns de discussão e ofereça treinamento sobre as novidades do mercado, de acordo com as necessidades da companhia.

Você também pode criar um programa de incentivo à capacitação de recém-contratados, com ofertas de cursos e certificações para aqueles que atingirem determinadas metas.

E não deixe de dar uma direção clara para a ascensão da carreira do profissional de TI, para que ele também possa buscar seu aprimoramento por conta própria.

Forneça feedback constante

Dar retorno sobre o trabalho dos colaboradores é muito importante para fortalecer a comunicação na empresa e entre as pessoas, além de colaborar para um clima organizacional positivo. A falta de feedback também pode transmitir às pessoas a sensação de que elas estão estagnadas.

O feedback pode ser dado por meio de reuniões periódicas, de acordo com a necessidade da instituição e das pessoas. Conversas individuais também são necessárias e precisam acontecer não apenas quando algo sai errado.

Feedbacks positivos são bem-vindos e representam uma ótima forma de motivar, já que as pessoas se sentem mais valorizadas.

Invista na comunicação de portas abertas

Ter uma política de portas abertas é outra forma de favorecer uma comunicação eficiente. Pessoas que se comunicam de forma mais efetiva terão um resultado positivo sobre suas atitudes e são como um espelho para os colegas. Por isso, cafés com a liderança e outros encontros que facilitem a horizontalização da comunicação são bem-vindos.

Expresse claramente as expectativas

A princípio, essa questão pode parecer algo óbvio, mas não é. Atualmente, os profissionais de TI precisam abraçar muitos afazeres e responsabilidades. Por isso, é necessário deixar claro o trabalho esperado de cada pessoa, bem como o desempenho que a empresa espera delas e como esse desempenho será avaliado. Conduza todas as expectativas de forma clara.

Valorize as pessoas

Quando as pessoas percebem um ambiente de valorização, cria-se uma rede de otimismo, responsabilidade e credibilidade que contagia os demais. As empresas mais produtivas deste século são as que mais valorizam e empoderam as pessoas, como o Google e a Apple, por exemplo.

Você pode criar condições para que cada pessoa dentro da sua organização seja tratada como única, tendo consideração com suas necessidades e até mesmo limitações, o sentimento de gratidão e comprometimento dos seus profissionais levarão a sua empresa a patamares bem elevados.

Invista em benefícios

Pequenas ações podem ajudar seus profissionais de TI a irem mais motivados para o trabalho. Além dos benefícios tradicionais, como plano de saúde e odontológico, invista em convênios com academias, escolas e faculdades.

Almoço na empresa também é algo bastante valorizado, principalmente em metrópoles onde o deslocamento até um restaurante pode ser demorado.

Para escolher os melhores benefícios para seus colaboradores, faça uma pesquisa para definir o perfil das pessoas e procurar os benefícios que agreguem valor às vantagens oferecidas por sua empresa.

Conheça as pessoas que trabalham para você

A maioria das empresas realiza pesquisa de desligamento quando o funcionário está encerrando sua carreira na empresa. Contudo, esse momento talvez não produza informação substancial o suficiente para manter os demais funcionários. A pergunta mais eficiente é: “por que as pessoas decidem ficar na empresa?”. Essa é uma boa forma de identificar o que é preciso para manter o pessoal interno satisfeito.

Reter profissionais de TI faz parte de um processo em que a valorização das pessoas deve ser constante e alinhada aos objetivos da organização. Os profissionais precisam de permanentes incentivos, ambiente diferenciado de trabalho e objetivos que possam ser alcançados e recompensados.

Com isso, a empresa ganha em eficiência e performance, além de cortar custos com recrutamento, seleção de novos colaboradores e investimentos em treinamentos iniciais.

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