Como encontrar um parceiro estratégico

Quando um projeto de migração para a nuvem entra no planejamento de uma empresa, muitas dúvidas e preocupações vêm à tona.

Afinal, não se trata de uma simples iniciativa a ser desenvolvida pela área de TI, mas sim de um projeto que modifica completamente não apenas a infraestrutura de tecnologia da empresa, mas também a cultura, rotina e resultados que ela obterá.

A adoção de soluções em nuvem influencia todos os níveis da empresa, bem como fornecedores e clientes. Por esse motivo, é importante trabalhar para atingir altos níveis de assertividade ao implementar o projeto.

Parceiro especializado: contribui para o sucesso da migração para a nuvem

O primeiro passo para obter sucesso na implementação de soluções cloud em sua empresa é o planejamento de recursos, custos e processos.

Em diversas situações é recomendado buscar apoio consultivo de um fornecedor que, com conhecimento especializado e experiência no desenvolvimento de projetos de nuvem, poderá auxiliar desde a fase do planejamento.

Além de apoiar na fase de planejamento e definição da arquitetura ideal de tecnologia cloud para a sua empresa, o fornecedor terá a responsabilidade de orientar sobre o uso de serviços fundamentais para sua estrutura de cloud computing, incluindo SaaS, PaaS, IaaS, entre outros.

Dependendo do nível de experiência da sua equipe com o uso da nuvem, o parceiro também pode agregar valor realiando a gestão da sua infraestrutura e da plataforma em nuvem.

Os grandes fornecedores de nuvem pública, como AWS, Azure e Google Cloud, oferecem serviços de suporte padronizados que, por vezes, não atendem às expectativas de quem precisa de um relacionamento mais personalizado.

Ao contar com um parceiro estratégico para gerir a sua nuvem, você conta com um serviço adaptado às suas necessidades, e SLAs de suporte negociados para atender à demanda das suas operações.

Benefícios em contar com um parceiro que entenda de múltiplas nuvens

A computação em nuvem oferece vários benefícios para as empresas, como maior disponibilidade das operações, redução de custos, tecnologia de ponta, segurança da informação e diversas outras vantagens.

Porém, o aproveitamento dessas vantagens requer uma visão ampla das ofertas disponíveis no mercado. É preciso conhecer com profundidade as características de cada nuvem para definir os recursos a serem contratados visando o aumento de produtividade e agilidade nos processos e operações da sua empresa.

Lembre-se: o uso do cloud computing deve estar alinhado aos objetivos do seu  negócio. É preciso ter certeza que os investimentos realizados sejam convertidos em resultados positivos. Não é mesmo?!

E como escolher o parceiro para a nuvem?

Agora você já conhece a importância de um parceiro e seu impacto em um projeto de adoção da computação em nuvem, mas pode estar se perguntando: o que é preciso avaliar na escolha de um bom parceiro?

Veja 6 requisitos que ele deve atender:

  1. Conhecimento em segurança e conformidade
  2. Suporte técnico multinível 24×7
  3. Certificação nas principais tecnologias
  4. Boa reputação no mercado
  5. Soluções de alta disponibilidade
  6. Foco na jornada do cliente

Caso o fornecedor de cloud não atenda a esses requisitos, o risco de ter problemas em seu projeto será alto. Na lista, temos critérios de qualidade essenciais para garantir desde a fase de projeto, implantação e a continuidade do negócio.

Com isso, os investimentos realizados na nuvem serão convertidos em resultados estratégicos para sua empresa.   

Precisa de ajuda para migrar para a nuvem? Entre em contato com a CentralServer que nós podemos ajudar!

Posts Similares