Os incidentes envolvendo contas de email invadidas têm tido um aumento significativo. Isso ocorre principalmente devido ao uso de senhas fracas para acesso às contas ou então devido a existência de vírus no computador dos usuários.
O acesso não autorizado a uma conta de email pode ser utilizado para envio de spam (propaganda não autorizada) ou phishing (fraude eletrônica). Essa prática pode causar diversos transtornos ao proprietário do domínio, como:
- reputação negativa do domínio na internet, resultando na classificação das mensagens enviadas como “lixo eletrônico” ou na sua rejeição pelos provedores;
- bloqueio administrativo das contas de email afetadas;
- questionamentos judiciais por pessoas lesadas pelo recebimento do phishing.
Para evitar esses problemas, recomendamos a adoção das seguintes práticas:
- crie senhas fortes, contendo no mínimo 12 caracteres, entre eles números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos;
- não inclua na senha palavras comuns (ex.: seu nome, nome da conta de email, hospedagem, etc) ou números e letras sequenciais (ex.: abc, 123);
- altere as senhas regularmente e, quando desconfiar que uma senha de foi comprometida, altere-a imediatamente;
- nunca compartilhe a senha com terceiros;
- utilize uma senha exclusiva para cada uma das suas contas e salve-as em uma ferramenta de cofre de senhas para maior proteção;
- não abra mensagens com anexos estranhos ou enviados por desconhecidos;
- mantenha um programa antivírus atualizado e ativo em seu computador;
- exclua as contas de correio do domínio que não estão mais em uso.
Com essas medidas, você seguirá usando os benefícios do serviço de email sem comprometer a segurança pessoal e da sua empresa.
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