core business

A missão de todo gestor é promover o crescimento de maneira sustentável. Para atingir o sucesso nesse desafio e favorecer a empresa — atingindo uma maior visibilidade no mercado —, é fundamental saber o que é core business e como tomar as decisões corretas para que o negócio atue de acordo com ele.

Saiba mais sobre o assunto no artigo de hoje!

Entenda o que é core business

Como um escopo de projeto, o core business traz definições do que consta ou não na gama de serviços ou produtos ofertados por uma empresa. Basicamente, a definição de core business indica o que o seu negócio faz, destacando as principais atividades desempenhadas, seu foco de atuação.

Esse deve estar alinhado com o que há no seu plano de negócios, desde as definições de missão, visão e valores até o planejamento estratégico e o seu plano de ação.

Ter o core business da sua empresa bem definido é saber o propósito dela e como ela deve atuar. É conhecer seus pontos fracos, fortes e as atividades mais estratégicas para o seu sucesso.

Busque o autoconhecimento

Empresas que ainda não detêm uma consciência clara e difundida em sua cultura organizacional de qual é o seu core business precisam, antes de mais nada, pensar mais sobre o assunto.

É preciso discutir quais são seus principais trunfos, seu público-alvo, seus serviços ou produtos de destaque. Listar seus principais canais de vendas e identificar seus diferenciais perante a concorrência, seus contratos e clientes mais valiosos também são atitudes importantes.

O autoconhecimento elevará o nível da tomada de decisões e proporcionará ações mais assertivas de seus gestores, independentemente do seu porte ou mercado de atuação.

Estabeleça estrategicamente o seu foco de atuação

Na ânsia de ampliar muito os horizontes e as frentes de trabalho, algumas instituições abraçam mais coisas (clientes, mercados, atividades) do que deveriam e gastam tempo e outros recursos em processos que não oferecem rendimentos que façam sentido para o negócio.

Por isso, ao definir o seu core business, não tenha medo de identificar o que está fora do seu campo de atuação. Entenda que em vez de perder oportunidades, com isso, você fortalece sua posição estratégica e pode colher melhores resultados. O bom nível de especialização e profissionalismo de uma empresa está diretamente ligado ao seu foco.

Veja como definir o seu core business

Existe diferença entre identificar e definir seu foco de core business. Para identificar, basta questionar o que é e como é performada a atuação do negócio. Para isso, veja os tipos de operação que têm oferecido as melhores taxas de rentabilidade e qual é o padrão de atuação mais consistente e favorável à empresa.

Por outro lado, tomar a decisão de definir o core business é algo muito mais ativo. Embora o entendimento da situação atual seja de suma importância para revisitar as bases do planejamento inicial e conferir o que está realmente sendo feito, a fase seguinte é igualmente fundamental e até mais estratégica.

Depois de identificar qual é a direção do seu core business, é hora de defini-lo. Depois de refletir mais um pouco é chegada a hora de redefinir a sua rota. Para isso, siga estes passos:

Elenque o que fica de dentro e o que fica de fora

É insustentável a ideia de que uma empresa moderna consiga suprir todas as suas necessidades de maneira autônoma. Esse tipo de raciocínio normalmente passa despercebido, pois é mais do que natural constatarmos, por exemplo, que uma grande fábrica utilize uma frota terceirizada para fazer a sua distribuição.

Apesar de existir a possibilidade de que essa indústria compre e administre seus próprios veículos e motoristas, via de regra é melhor que ela deixe o serviço para uma outra empresa, especializada e totalmente formatada para esse tipo de trabalho — mesmo que sejam ambas pertencentes a um só grupo.

Outro bom exemplo é a locação de parques de impressão que podem poupar gastos com a compra e a manutenção de máquinas. Examinando o seu negócio, você provavelmente encontrará alguns desses serviços ou produtos que podem ser terceirizados e que não cabem no seu core business.

Busque soluções terceirizadas

O que estiver fora do seu foco de core business pode ser cuidado por parceiros. Para conseguir concentrar mais a sua atenção no que realmente importa, confira as opções de fornecedores que existem para as demais atividades.

Visando aumentar o crescimento do negócio, por exemplo, pode ser necessário aumentar a capacidade computacional de seus recursos de TI. Nesse caso você precisa investir em máquinas. Esse investimento seria provavelmente desproporcional aos seus resultados, já que ambos não apresentariam necessariamente a mesma taxa de evolução.

Por exemplo, se suas demandas aumentam em um terço apenas em determinados períodos do ano, você precisa descobrir uma maneira de aproveitar integralmente seus equipamentos no restante do tempo para não permanecer com o investimento imobilizado em capacidade ociosa.

A boa notícia é que existe a possibilidade de a sua empresa contratar um parceiro que forneça TI como serviço, não sendo necessário investimento em uma estrutura física de TI, e que permite adequar rapidamente sua capacidade às variações de demanda. Trata-se das soluções de inovação conhecidas como computação em nuvem.

Que tal repensar o core business da sua empresa considerando a contratação de soluções proporcionais à sua necessidade? Investir assim é ter a garantia de reduzir custos e liberar o orçamento para outras ações mais estratégicas do core business.

E então, gostou de conhecer mais sobre como atuar com foco no core business?

Se quiser saber como a computação em nuvem ajuda você colher resultados melhores para o seu negócio, fale com um Especialista em Cloud da CentralServer.

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