A CentralServer listou as melhores práticas para o seu e-commerce suportar o aumento de volume de acessos e ter sucesso nas vendas na Black Friday deste ano.
Especialmente em períodos de picos de consumo, como a Black Friday, os varejistas têm um desafio adicional: preparar a loja virtual e os sistemas de retaguarda para suportar o aumento no volume de acessos e permitir o crescimento das vendas.
Ano após ano, junto com o crescimento das vendas do mercado virtual, aumenta também a exigência dos consumidores pela qualidade dos serviços de comércio online.
Se sua empresa faz parte desse cenário, vale a pena conferir o checklist das melhores práticas que montamos para você conquistar o sucesso nas vendas.
Escolha o ambiente certo para hospedagem do site
Esse é um fator decisivo que influencia diretamente no desempenho do seu e-commerce.
Na Hospedagem Compartilhada há um compartilhamento dos recursos do servidor entre os sites hospedados e são definidos limites de uso para garantir o nível de serviço. Quando um site passa a consumir recursos de maneira desproporcional aos demais, temos que restringir temporariamente o acesso à aplicação e orientar o responsável. Nesse período, a disponibilidade do site pode ser afetada.
Já na Computação em nuvem, cada site é instalado em um servidor virtual dedicado, que opera isolado dos demais servidores e tem recursos definidos de CPU, memória e disco. Isso faz com que o nível de desempenho se mantenha de forma previsível e a capacidade de processamento possa ser rapidamente ajustada à demanda caso necessário.
Faça testes de carga e monitore o uso de recursos
Você sabe que volume de tráfego o seu site suporta?
Se a resposta for não, então está na hora de pedir para o desenvolvedor do site realizar um teste de carga.
Trata-se de uma simulação do número crescente de usuários que visitam o site simultaneamente para identificar se há capacidade suficiente para absorver o nível de pico dos acessos.
Caso seu site esteja hospedado no CloudFlex, você conta com o Suporte da CentralServer para acompanhar os testes e dar um parecer sobre o nível de utilização da plataforma. E também tem acesso aos gráficos de monitoramento do Console para acompanhar o consumo de recursos em tempo real.
Com o teste de carga é possível otimizar a programação e dimensionar o ambiente ideal para hospedar o site de acordo com a expectativa de vendas.
Conheça as soluções para aceleração de desempenho e escalabilidade
A computação em nuvem proporciona a elasticidade que facilita o aumento da capacidade dos servidores virtuais.
Contudo, muitas ampliações podem ser evitadas com o uso do serviço de cache, que libera o processamento do servidor web e do banco de dados, ao mesmo tempo em que acelera a resposta do site.
Além disso, há um limite de tamanho do servidor a partir do qual se recomenda a divisão dos serviços em servidores menores (ex. um servidor para o site e outro para o banco de dados) ou, em aplicações de maior porte, o uso de técnicas de balanceamento de carga e replicação de dados.
Saiba mais sobre como podemos te ajudar com o CloudFlex e conte com a equipe da CentralServer para conversar sobre as suas necessidades e dimensionar a estrutura mais adequada ao crescimento do seu negócio.