A computação em nuvem já é uma realidade tanto no mercado mundial quanto no brasileiro. A extensa série de vantagens que o uso dessa tecnologia nas empresas traz leva a entender por que esse mercado se tornou atrativo de forma tão rápida e intensa.

Existem diversas modalidades de computação em nuvem, e todas facilitam de forma imediata a vida dos usuários e gestores de TI. Não é à toa que essa tecnologia passou de uma tendência para uma realidade concreta em poucos anos, sendo utilizada no mercado em todos os segmentos.

Vamos ver quais benefícios tornaram esse tipo de serviço inovador tão convidativo!

Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

Se uma empresa tem seus servidores em um data center próprio, sendo administrados por uma equipe de TI local, e resolve realizar uma mudança, seja geográfica ou de atualização tecnológica dos servidores, esse se torna um serviço extremamente complexo, que consome muito tempo e pode acarretar problemas.

Já atualizar um servidor que está instalado na nuvem é muito prático. Os técnicos podem realizar todas as configurações de sistema de forma rápida e remota, e o novo cenário passa a funcionar em pouco tempo. Além disso, ficam liberados de preocupações com a atualização tecnológica do hardware, pois o prestador de serviço se encarrega de prover o melhor ambiente para atender às necessidades dos clientes.

Escalabilidade no uso dos serviços

Não é incomum que um servidor de uma empresa tenha sua capacidade máxima atingida conforme o crescimento do negócio. Quando isso acontece, a área de TI precisa convencer a diretoria da necessidade de novas despesas com hardware, e enquanto a nova instalação não acontece, os usuários sofrem com sistemas lentos e falhos.

Uma das maiores vantagens ao se usar a nuvem é a escalabilidade. Graças a essa característica, upgrades e downgrades ocorrem de forma facilitada, permitindo a manutenção dos servidores sempre na sua capacidade ideal.

Redução de custos com infraestrutura interna

Manter servidores, data centers e diversos profissionais disponíveis para cuidar do funcionamento da infraestrutura de TI, pode ser um custo alto para a empresa, que mesmo sendo muito importante, poderia ser revertido em investimentos na atividade principal da organização.

Com o uso da computação em nuvem, praticamente todos os equipamentos que antes ocupavam tempo e espaço se tornam dispensáveis. Os cuidados com a infraestrutura podem ser integralmente passados para quem oferece os serviços e diversos colaboradores podem ser alocados em outras funções que busquem inovação e visão de futuro.

Além disso, a computação em nuvem permite que o contratante configure seus servidores de acordo com sua demanda, e pague somente pelos recursos que escolher.

Gostaria de saber qual o investimento necessário para otimizar sua TI?

Fale com um Especialista em Cloud

Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos

A chance de indisponibilidade nos serviços de TI por falhas na infraestrutura é muito baixa ao usar soluções de cloud computing. São aplicadas diversas proteções e boas práticas para prevenir esse tipo de situação, como backups, estruturas elétricas e de rede redundantes e distribuição geográfica de servidores, que minimizam a possibilidade de interrupção do serviço.

Computação em nuvem para empresas gera sustentabilidade

Atualmente, muitas empresas já aderiram à ideia da sustentabilidade. Por sua não exigência do uso de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem para empresas traz muitos benefícios de sustentabilidade, como economia de energia, de espaço, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, entre outros.

Todas as necessidades dos grandes servidores ficam centralizadas e utilizam as melhores tecnologias disponíveis no mercado, que otimizam o consumo de recursos e minimizam o impacto no planeta.

Maior segurança das informações

Qualquer empresa que não cuida de forma incisiva da segurança de seus dados estará sujeita a prejuízos inimagináveis, caso esses sejam acessados por pessoas mal intencionadas. O risco é potencializado porque o mundo da segurança da informação e suas ameaças evoluem numa velocidade muito alta. Por isso, o trabalho de prevenção requer uma equipe especializada e sempre atualizada.

Com a cloud computing, a segurança é aumentada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camadas. A vigilância pode ser realizada por profissionais especializados que se encarregam de combater eventuais tentativas de ataques.

Gerenciamento do uso de recursos

Uma realidade ainda comum em algumas empresas é ter um data center interno ultrapassado e uma série de equipamentos, cabos, hubs e switches mal utilizados. Com essa visão, fica difícil saber a real utilidade dos recursos.

Ao migrar para nuvem, esse problema deixa de existir. O controle de informações sobre os serviços contratados é amplo. Diversos indicadores são disponibilizados, sendo possível mensurar dados em grande escala, ajudando nas tomadas de decisão da empresa.

Essas são as características de maior impacto ao escolher migrar para a nuvem, principalmente quando se fala de Infraestrutura (IaaS). Analisando a demanda por uma TI mais estratégica e menos operacional, a empresa pode perceber quando chega o momento de partir para essa transição.

Com tantas possibilidades de agregar valor ao negócio, a computação em nuvem é uma transformação que deve ser buscada por quem almeja se diferenciar e obter sucesso frente a concorrência no mercado.

Interessou-se pelos ganhos que a computação em nuvem trará para sua empresa? Então fale sobre o seu projeto com um dos nossos Especialistas.

Posts Similares