Mais segurança para acesso ao Console de Gerenciamento da Nuvem

Mais segurança para acesso ao Console de Gerenciamento da Nuvem

Temos uma novidade que melhora a segurança de acesso ao recursos de computação em nuvem aqui na CentralServer: o nosso Console de Gerenciamento agora suporta autenticação de dois fatores (MFA).

Se você ainda não conhece esse excelente método de proteção de contas online, veja a seguir como funciona.

MFA é uma camada adicional de segurança para o processo de login, que requer que você forneça duas formas de autenticação. A primeira é a sua senha. A segunda, é um código gerado por um aplicativo. Você já deve usar algo parecido para acessar a sua conta bancária, certo?

Para reforçar a segurança de acesso ao Console, você pode escolher alguns aplicativos que geram esse código de autenticação: AuthyGoogle Authenticator ou Microsoft Authenticator. Você consegue instalar esses programas a partir da App Store (Apple) ou Play Store (Android). As três ferramentas são grátis.

Uma vantagem do Authy é que ele funciona tanto no seu smartphone quanto no navegador, assim, se você perder o aparelho, continuará tendo acesso aos seus códigos pelo computador. 

Após instalar um dos três aplicativos, é hora de habilitar o MFA na sua conta. O processo é super simples:

  • edite a conta do usuário em que deseja ativar o MFA:
  • na tela de “Configurações do Usuário”, clique no link “Gerenciar autenticação de dois fatores (Inativa)”:
  • você verá uma tela com um QRcode como no modelo abaixo. Agora é só abrir o seu aplicativo no seu smartphone (Authy, Google ou Microsoft Authenticator), ler o QRcode e cadastrar o código gerado no campo “Token”.

Pronto! Após esses passos, o MFA estará ativo. Para testar, encerre a sessão no Console (opção: “Sair” no menu superior) e refaça o seu login. Após informar o seu usuário/senha, o sistema irá solicitar um novo código de autenticação gerado pelo aplicativo:


Nós recomendamos que todos os usuários com acesso ao Console ativem essa segurança adicional, que reduz significativamente a chance de acessos não autorizados ao Console de Gerenciamento. 

Para obter mais informações sobre esta mensagem, entre em contato com o nosso time.

Equipe CentralServer

(Visualizado 83 vezes, 1 vezes visualizado hoje)