A cada dia a TI se torna responsável por um número maior de aplicações e recursos dentro das empresas. As demandas sobre seus serviços só aumentam, assim como a dependência das empresas em relação ao setor.
Porém, garantir que tudo funcione bem e esteja alinhado às necessidades da companhia requer uma série de iniciativas, a escolha de métodos de trabalho corretos, profissionais competentes e ferramentas de TI capazes de atender às necessidades e expectativas de clientes.
Essas ferramentas podem ser softwares ou metodologias para fins específicos, com objetivo central de melhorar a execução e o gerenciamento de projetos, além da governança mais adequada dos recursos humanos e físicos da estrutura da empresa para, assim, otimizar os resultados.
Confira no post de hoje 5 bons exemplos de ferramentas que ajudam a otimizar o gerenciamento de projetos para TI:
1. Freedcamp
É o modelo mais tradicional de ferramenta de gestão de projetos, sendo bastante útil, especialmente para pequenas empresas que necessitam de uma ferramenta de gestão com diferentes funcionalidades e que seja escalável.
A Freedcamp é uma ferramenta gratuita que disponibiliza as suas principais funcionalidades sem cobrar nada por isso. O usuário terá à disposição aplicações úteis ao gerenciamento de projetos sem nenhum tipo de custo.
Contudo, existe também a possibilidade de aprimorar a ferramenta por meio de add-ons, com funcionalidades extras e contratados individualmente. Assim, é possível adaptar o software às necessidades dos seus projetos, pagando somente por aquilo que utilize.
Essa é uma ferramenta fácil de administrar e eficaz para ambientes colaborativos.
2. Trello
Essa é uma ferramenta bastante popular no meio dos projetos. O Trello auxilia o gerenciamento simultâneo de múltiplos projetos, otimizando o tempo diário dedicado a cada um, deixando-os mais visíveis e organizados.
Além disso, é possível organizar as equipes por projeto, otimizando a alocação de recursos humanos e a eficiência na execução das atividades envolvidas.
3. Business Model Canvas
Essa é uma metodologia para melhorar modelos de negócio. Parte do pressuposto de que aquilo que é melhor visualizado é melhor compreendido.
Sendo assim, o BMC cria uma espécie de mapa do negócio, dividido em nove blocos, sempre enfatizando o aspecto visual.
Os diagramas podem ser impressos em grandes superfícies, permitindo que as equipes ilustrem suas ideias e façam apontamentos por meio de marcadores do tipo post-it, pincéis etc.
Em resumo, a intenção é permitir que todo o processo seja visualizado, contemplando esquematicamente cada um dos sprints do projeto.
4. Basecamp
O Basecamp é uma ferramenta de gerenciamento de projetos de grande valia dentro de ambientes corporativos.
Ela é bastante útil na gestão do fluxo de comunicação, permitindo às equipes lidarem com maior volume de trabalho, de forma totalmente organizada. Com o Basecamp, é possível organizar todos os trabalhos e projetos em uma única base.
Em vez de ter informações espalhadas em diversos locais como plataformas, e-mails, notas e dispositivos diferentes, a gestão dessas informações são centralizadas em uma base comum, na qual todos podem acessar e obter o que precisam, aproveitando melhor o tempo.
5. PM Survey
O PM Survey é uma iniciativa voluntária. Trata-se de uma pesquisa anual que reúne informações sobre gestão de empresas de tecnologia em todo o mundo, inclusive dados relacionados ao gerenciamento de projetos.
A partir dessa pesquisa e de relatórios, as empresas conseguem ter uma visão ampliada de como anda o mercado e suas concorrentes. Assim, é possível realizar ajustes nos projetos, com a finalidade de se adequar às tendências, reforçar a competitividade e melhorar a tomada de decisões.
Como vimos, o planejamento e execução de projetos se torna muito mais simples e eficiente a partir das ferramentas listadas. Agora que você já conhece algumas dessas ferramentas, não hesite em empregá-las nos projetos da sua empresa.
Gostou do post? Acha que ele pode ajudar mais pessoas? Então, que tal compartilhar essas informações nas suas redes sociais?