Segurança das senhas de acesso

Segurança das senhas de acesso

Os incidentes envolvendo contas de email invadidas têm tido um aumento significativo. Isso ocorre principalmente devido ao uso de senhas fracas para acesso às contas ou então devido a existência de vírus no computador dos usuários.

O acesso não autorizado a uma conta de email pode ser utilizado para envio de spam (propaganda não autorizada) ou phishing (fraude eletrônica). Essa prática pode causar diversos transtornos ao proprietário do domínio, como:

  • reputação negativa do domínio na internet, resultando na classificação das mensagens enviadas como “lixo eletrônico” ou na sua rejeição pelos provedores;
  • bloqueio administrativo das contas de email afetadas;
  • questionamentos judiciais por pessoas lesadas pelo recebimento do phishing.

Para evitar esses problemas, recomendamos a adoção das seguintes práticas:

  • crie senhas fortes, contendo no mínimo 12 caracteres, entre eles números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos;
  • não inclua na senha palavras comuns (ex.: seu nome, nome da conta de email, hospedagem, etc) ou números e letras sequenciais (ex.: abc, 123);
  • não abra anexos de mensagens enviadas por desconhecidos;
  • mantenha um programa antivírus atualizado e ativo em seu computador;
  • não compartilhe a senha com terceiros;
  • exclua as contas de correio do domínio que não estão em uso;
  • quando desconfiar que uma senha de acesso foi comprometida, altere-a imediatamente;
  • utilize uma senha exclusiva para cada uma das suas contas;
  • altere suas senhas regularmente.
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